LÍNGUA E LITERATURA: DISPUTAS DISCURSIVAS NOS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1n9.1125Palavras-chave:
relação língua/literatura;, formação docente;, formações discursivas;, campos epistemológicos;, Análise do Discurso;Resumo
Com base em uma revisão bibliográfica e teórica advinda de estudos em Análise do Discurso (BAKHTIN, 2006; AUTHIER-REVUZ, 2004; MAINGUENEAU, 2013; FOUCAULT, 2014a; SERRANI, 1997) e da teoria dos campos de Bourdieu (1976, 2002), discutimos, neste trabalho, o caráter dialógico e heterogêneo da língua e do discurso, bem como a natureza fragmentada e contraditória dos sujeitos e sentidos. Além disso, almejamos problematizar os movimentos de aproximação e/ou cisão entre as formações discursivas e os campos epistemológicos relacionados aos estudos linguísticos e literários, a partir de Brait (2000) e Fiorin (2008), considerando a história dos processos de separação de ambos os saberes. Concluímos, nesse sentido, apontando tensões e imbricações que correspondem a um movimento simultâneo de reprodução da cisão língua vs. literatura e de diálogo entre esses campos nos contextos de formação docente em língua estrangeira.
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