LETRAMENTOS DIGITAIS: O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DA INFORMATIZAÇÃO
Resumo
Com o advento da Internet e das tecnologias digitais, emerge-se um novo paradigma social, que oferece múltiplas possibilidades de aprendizagem. O espaço físico da escola, tão proeminente em outras décadas, deixa de ser o local exclusivo de construção do conhecimento e de preparação para a vida ativa. Na rede informacional que nos envolve, misturam-se vários saberes e formas muito diversas de aprender, enquanto nosso sistema educativo ainda se encontra todo organizado em torno da escola e do livro. Diante de uma nova ordem das coisas, em que mídias e tecnologias digitais ocupam um lugar especial nos modos de viver e de aprender, urge refletirmos sobre o papel do professor diante dessa realidade que se lhe apresenta e sobre projetos que deram certo envolvendo mídias e tecnologia digitais. Este estudo, de cunho bibliográfico, busca refletir acerca dos letramentos digitais e da função do professor diante deles, partindo, pois, do conceito de letramento de Magda Soares e dos quatro pilares da educação postulados por Jacques Delors. O aprender a viver juntos torna-se, pois, fundamental, por meio de projetos comuns que envolvam as TDIC, a fim de afastarmos a escola dos “estrangeirismos” num mundo marcado por essas tecnologias. Logo, o desafio está lançado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.