LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA MULTILETRAMENTOS
Palavras-chave:
Livri Didático, Objetos de Aprendizagem, MultiletramentosResumo
RESUMO: O tema leitura literária, e seu ensino, não se encontra, ainda, esgotado, principalmente em face do que se tem observado em relação à variedade das práticas sociais que circulam em diferentes contextos, notadamente, nas sociedades letradas que, assim, podem servir-se desse objeto mais amplamente. Este artigo traz algumas considerações a respeito da leitura literária e dos modos de apresentá-la como objeto de ensino e de aprendizagem no Ensino Médio por meio de textos em gêneros discursivos diversos presentes em livros didáticos e de objetos de aprendizagem em acervos de repositórios públicos brasileiros. Considera alguns pressupostos da teoria dos gêneros do discurso e de compreensão ativa responsiva postulados por Bakhtin e seu Círculo para compreender a natureza dos textos selecionados para compor os livros didáticos, considerando o favorecimento de formação de um leitor crítico e responsivo. Além disso, traz conceitos essenciais sobre multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) que contribuem para as reflexões na compreensão dos conteúdos dos objetos de aprendizagem e de outros modelos (designs) de aprendizagens para ensino de literatura.
PALAVRAS-CHAVE: leitura literária, livro didático, objetos de aprendizagem, multiletramentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.