Entre Asas e Máscaras: o discurso como estratégia de resistência
Palavras-chave:
Literatura Feminina, Estudos de gêneroResumo
A representação da mulher na literatura constrói e projeta a identidade social em processos definidos histórica e culturalmente. As práticas sociais de representação se cristalizam em formas textuais. Esses padrões estão alinhados com a lógica patriarcal, atuando na reconstrução da política de gênero que estabelece o feminino como uma categoria sexual natural e imutável e não como uma construção cultural. Assim, a identidade feminina foi moldada pela assimetria sexual, uma vez que os discursos foram produzidos exclusivamente por homens durante muito tempo. Diante desse contexto, grande parte da escrita contemporânea de mulheres busca oferecer estratégias significativas para a construção de novas subjetividades com o objetivo de estabelecer novos territórios de autonomia feminina. Acreditamos ser este o caso da escritora Angela Carter. Em seus dois últimos romances, Nights at the Circus (1984) e Wise Children (1991), os narradores são sujeitos emblemáticos, enfaticamente femininos. Neles, as heroínas contam suas próprias histórias, tendo total liberdade com relação à realidade. Ao tomar o discurso para si, as personagens o usam como estratégia de resistência ao sistema de dominância patriarcal, que as excluem como sujeito. Considerados tais aspectos, buscamos, nesse trabalho, estudar as representações identitárias e de gênero nesses dois romances escritos por Angela Carter.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.