NO DIA SEGUINTE NÃO CHOVEU; NO DIA SEGUINTE NÃO CHOREI. ESTUDANDO REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES NA OBRA FORA DE MIM DE MARTHA MEDEIROS.
Palavras-chave:
Subjetividade, Identidade, Mulheres no Brasil, Martha MedeirosResumo
Tendo em vista que os relacionamentos no mundo moderno estão cada vez mais fadados a desconstruções e a reconstruções, e que os mesmos indicam como a subjetividade das pessoas se constitui, pretendemos com esse trabalho enfocar como é construída a subjetividade da personagem protagonista do romance Fora de mim, de Martha Medeiros, estabelecendo assim como as mulheres contemporâneas podem ser constituídas, e como suas representações, enquanto pessoas sociais, são demarcadas. Para tanto, utilizaremos as pesquisas de identidade propostas por Stuart Hall, assim como os conceitos de representação trabalhados por Roger Chartier para propor uma caracterização à personagem protagonista.Downloads
Publicado
29-07-2016
Como Citar
CORDEIRO, Luiz Henrique dos Santos. NO DIA SEGUINTE NÃO CHOVEU; NO DIA SEGUINTE NÃO CHOREI. ESTUDANDO REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES NA OBRA FORA DE MIM DE MARTHA MEDEIROS. Trem de Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 28–42, 2016. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/462. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos - Estudos Literários
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.