WILLA CATHER E AS PARAGENS DO FEMININO

Autores

  • Nathalia Bezerra da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

Palavras-chave:

Representação Feminina. Identidade. Telurismo. Willa Cather.

Resumo

A escritora estadunidense, Willa Cather, possui uma vasta produção literária. Nessa produção, destacam-se personagens femininas que estão à frente seu tempo. A representação feminina em Cather do início do século XX, apresenta-nos mulheres que estão em um processo contínuo de formação de suas identidades e que não aceitam mais seguir estereótipos que a sociedade patriarcal impõe. Essas mulheres são fortes e acreditam que é a partir do seu esforço, do seu próprio trabalho, que se dá na maioria das vezes com a terra, que poderão exercer sua independência, de agirem conforme seus desejos. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar a representação feminina em Minha Ántonia (2003) e em O Pioneers! (1946). Para tanto, utilizaremos como referencial teórico, O Segundo Sexo (1960), de Simone de Beauvoir, Teoria feminista e as filosofias do homem (1995); de Andrea Nye.

Biografia do Autor

Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Ceará-UERN. Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará- Pós-Graduada em Literatura e Formação de Leitores pela Universidade Estadual do Ceawrá. Graduada em Letras/Inglês pela mesma instituição de ensino. Professora de Língua Inglesa e Portuguesa na Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC

Downloads

Publicado

05-07-2016

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, Nathalia Bezerra. WILLA CATHER E AS PARAGENS DO FEMININO. Trem de Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 54–68, 2016. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/442. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários