Tradução visual da tragédia e do outro: uma gênese à obra de Sergio Larraín
Palavras-chave:
Sergio Larraín. Fotografía. Estética. América Latina.Resumo
O presente trabalho desenvolve uma análise expositiva sobre a influência e o impacto da agência Magnum Photos na percepção e no desenvolvimento da prática fotográfica de Sergio Larraín. Aborda-se a articulação entre as noções de tragédia e de alteridade como parte do desenvolvimento de preocupações político-sociais em nível mundial. O estudo considera as primeiras investidas documentais de Larraín sobre as crianças marginalizadas de Santiago do Chile, em 1950, como parte da constituição de imaginários políticos em que o retrato do ‘outro' torna-se uma estratégia institucional voltada para a tradução visual da miséria em termos exóticos.
Referências
GARDNER, Nathanial. “Photography Translation: another way of looking” A Companion to Latin American Photography. Tamesis Press, (Unpublished chapter).
WELLS, Liz. Photography: A Critical Introduction. Taylor & Francis Group, 2015. eBook. 16 January 2018.
CARLEBACH, Michael L. The Origins of Photojournalism in America. Washington: Smithsonian Books, 1992.
SONTAG, Susan. Regarding the Pain of Others. London: Penguin Books, 2004. <https://monoskop.org/images/a/a6/Sontag_Susan_2003_Regarding_the_Pain_of_Others.pdf>.
MANCHESTER, William. In Our Time. Verona: Arnoldo Mondadori Editore, 1989.
PARR, Martin and Gerry Badger. The Photobook: a History. Ed. Martin Parr and Gerry Badger. Vol. II. London: Phaidon Press Limited, 2006. 2 vols.
BURGESS, Neil. "Sebastião Salgado: Gold". 3 September 2019. https://www.bjp-online.com/2019/09/sebastia%CC%83o-salgado-gold/.
KLICH, Kent. "Correspondence with Kent Klich" Jean Paul Brandt. 13 September 2020.
LEIVA, Gonzalo. Sergio Larrain: Biografia / estetica / fotografia. Santiago de Chile: Metales Pesados, 2012.
LARRAÍN, Sergio. Valparaíso. London: Thames & Hudson Ltd, 2017.
BRANDT, Jean Paul. “Dolor y Crueldad: El caso de los niños vagabundos en la obra de Sergio Larraín” Bricolaje (2020): 66-77.
POIROT, Luis. "About Sergio Larraín" Jean Paul Brandt. 13 September 2018.
CHÉROUX, Clément. Magnum Manifesto. London: Thames & Hudson Ltd, 2017.
TĪFENTĀLE, Alise. “The Family of Man: The Photography Exhibition that Everybody Loves to Hate” 2 July 2018. FK Magazine. 29 10 2020. <https://fkmagazine.lv/2018/07/02/the-family-of-man-the-photography-exhibition-that-everybody-loves-to-hate/>.
BARTHES, Roland. Mythologies. Paris: Jonathan Cape Ltd., 1972.
DUNMALL, Giovanna. "Double exposure: photography's biggest ever show comes back to life". 5 July 2013. 17 October 2019. <https://www.theguardian.com/artanddesign/2013/jul/05/family-of-man-photography-edward-steichen>.
SWARTZ, Mimi. "The Persistent Conscience of Magnum Photojournalists". New York, 21 June 2017. https://www.newyorker.com/culture/photo-booth/the-persistent-conscience-of-magnum-photojournalists. Diario El Mercurio 29 April 1953: 33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.