Cantautores: a (não) fabricação da cultura
Palavras-chave:
Processos identificatórios; Música; Mato Grosso do Sul; Cultura.Resumo
Neste squib apresentamos algumas inquietudes sobre os processos identificatórios do povo sul-mato-grossense a partir de canções compostas durante o período de divisão do estado de Mato Grosso e criação do estado de Mato Grosso do Sul. Estas reflexões iniciais são oriundas de nossa pesquisa, ainda em andamento, de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com estágio sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela. Selecionamos, para realizar nossos rascunhos, duas canções, Cunãtaíporã, de Geraldo Espíndola; e Trem do Pantanal, de Geraldo Roca, in memoriam, e Paulo Simões. Usamos, como apoio teórico, a transdiciplinariedade da Análise do Discurso de linha francesa para problematizar nossas questões. Por fim, acreditamos que as composições e as condições de produção podem contribuir com os processos identificatórios do estado de Mato Grosso do Sul.
Referências
ACHARD, P. Papel da memória. 4. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.
BOURDIEU, P. O campo literário. Tradução de Carlos Pérez Varela. Noia: Laoivento, 2004.
COPETA, C.; LOIS, R. (Orgs). Geografía, paisaje e identidad. Madrid: Biblioteca Nueva, 2009.
CORACINI, M. J. Entre a memória e o esquecimento: fragmentos de uma história de vida. In: GHIRALDELO, C. M. Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 23-74.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
MONDARDO, M. A dinâmica multi/transterritorial dos povos Guarani e Kaiowá na fronteira do Brasil com o Paraguai. In: RÜCKERT, A. A.; SILVA, A. C. P. D.; SILVA, G. D. V. Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território: integração sul-americana e regiõesperiféricas. Porto Alegre: Editora Letra, 2018. p. 218-233.
NEDER, A. 'Enquanto este novo trem atravessa o litoral central': platinidad, poéticas do deslocamento e (des)construção identitária na canção popular urbana de Campo Grande, MS. Albuquerque: Revista de História, v. 3, p. 73-94, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.