Análise de uma atividade de leitura de imagem à luz da multimodalidade

Autores

  • Maria Luiza Alves PG-Unicamp

Palavras-chave:

Livro didático. Design. Multimodalidade.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar, sob a perspectiva da multimodalidade, uma atividade de leitura da obra “O grito”, de Edvard Munch. A proposta didática faz parte de um capítulo do livro de Língua Portuguesa “Tecendo linguagens” para o 7º ano do Ensino Fundamental II. A análise baseia-se na concepção de multiletramentos (CAZDEN; COPE; FAIRCLOUGH; GEE, et al., 1996; PINHEIRO, 2016; RIBEIRO, 2020) e nos estudos sobre elementos do design visual propostos por Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Para tanto, foram analisadas as dez questões presentes na atividade, bem como as orientações ao professor, a fim de verificar a ocorrência dos elementos do design. Com isso, percebeu-se que, apesar de a proposta estar coerente com os pressupostos das teorias dos multiletramentos e da multimodalidade, é necessário que sejam desenvolvidas mais atividades que contemplem a comunicação visual e mais ações relacionadas à formação do professor para o desenvolvimento de indivíduos leitores dos diferentes modos de significação.

Biografia do Autor

Maria Luiza Alves , PG-Unicamp

Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola, pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), e mestrado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na linha de pesquisa "Linguagens e Educação". Atuou como bolsista do Grupo PET/Conexões de Saberes - Letras, como voluntária do Programa de Extensão sou+tec e como preceptora do Programa de Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e de Redação na Educação Básica.

Referências

CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, 66, 1, p. 60-92, 1996.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Introdução: o trabalho de aprender e ensinar letramentos. In: _________; ____; ________. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. p. 19-32.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Capítulo 8: Letramentos como designs multimodais de significado. In: _________; ____; ________. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. p. 165-192.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Capítulo 11: Construindo significados visuais. In: _________; ____; ________. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. p. 245-271.
KNOLL, Graziela Frainer; FUZER, Cristiane. Análise de infográficos da esfera publicitária: multimodalidade e metafunção composicional. Alfa, São Paulo, 63, 3, p. 583-608, 2019.
OLIVEIRA, Tania Amaral; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagens: língua portuguesa 7º ano. Barueri, São Paulo: IBEP, 2018.
PINHEIRO, Petrilson Alan. Construção multimodal de sentidos em um vídeo instrucional: (novos) multiletramentos na escola. Veredas on-line, Juiz de Fora, p. 209-224, 2015.
PINHEIRO, Petrilson Alan. Sobre o manifesto “A Pedagogy of multiliteracies: designing social futures” – 20 anos depois. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 55, 2, 525-530, mai./ago. 2016.
RIBEIRO, Ana Elisa. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, 9, p. 1-19, 2020.

Downloads

Publicado

11-06-2021

Como Citar

ALVES , Maria Luiza. Análise de uma atividade de leitura de imagem à luz da multimodalidade. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021018, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1546. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos