AS CAPAS DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE SOB A PERSPECTIVA ANALÍTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Resumo
Este trabalho visa investigar as estratégias de representação dos personagens e de interação com o leitor evocadas pelas capas de nove edições distintas da obra infanto-juvenil O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Para tanto, será adotado o referencial teórico da Semiótica Social Multimodal, cujo foco é desvendar os principais modos de representação em função dos quais um determinado texto é produzido e realizado, a fim de construir significados a atender a determinados propósitos socioculturais (CARVALHO, 2013). A grelha metodológica recorrerá às categorias propostas pela gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; MACHIN, 2007), precisamente as metafunções visuais representacional e interativa. Pretende-se, assim: 1) Analisar as capas das edições da obra O Pequeno Príncipe por meio das categorias propostas pelos significados representacionais e interativos e 2) Comparar os pontos de aproximação e/ou distanciamento entre as capas analisadas. Espera-se, com este estudo, contribuir para a compreensão e a interpretação de textos multimodais associados ao conhecimento de mundo e à simbologia presente na construção das capas analisadas de uma obra que, há 75 anos, vem impactando a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.