DONA GUIDINHA DO POÇO: REFLEXÕES SOBRE UMA CORONELA
Palabras clave:
Literatura Brasileira, Romance Regionalista, Manoel de Oliveira PaivaResumen
Este trabalho trata-se de uma proposta de leitura e interpretação da obra Dona Guidinha do Poço, escrita por Manoel de Oliveira Paiva, em meados de 1891, mas publicada por volta de 60 anos depois, em 1951. A partir da leitura do romance e de trabalhos relevantes à nossa pesquisa, analisaremos a construção da personagem principal, com o objetivo de esclarecermos o quanto Dona Guidinha representa um anti-ideal de mulher sertaneja, sendo assim, um dos elementos que compõe o romance inovador de Paiva.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.