O PERCURSO DA TRANSFORMAÇÃO IDEOLÓGICO-IDENTITÁRIA DE LULA NO OUTRO EM "CALUNGA", DE JORGE DE LIMA
Resumen
Tenciona-se, no presenta artigo, indiciar o modo como é construída a visão tensionada sobre o outro social em Calunga, de Jorge de Lima. Tal romance é edificado por meio do narrador em terceira pessoa que delega a focalização, reiteradamente, para Lula, o protagonista da obra. Retornando do Sul – onde estudou – para as terras de Varginha – onde nascera – a personagem principal ambiciona modernizar e humanizar, mediante uma visão de mundo erudita, aprendida formalmente, desde as relações de trabalho até o modo de viver dos cambembes. Entretanto, Lula encontra diversos obstáculos em sua empreitada, como a terra, o clima e a cosmovisão do outro. Através dos movimentos formais do texto – especialmente do foco narrativo – assinalamos a transmutação identitária-ideológica de Lula por meio do contato com as outras personagens. Ele é visto, no começo do romance, como um estrangeiro pelos viventes daquela terra; no entanto, com o decorrer da narrativa, ele passa a se identificar dramaticamente com as tradições daquele local, numa grave tensão entre cultura erudita e popular. Com o intuito de atingirmos tal fito, analisamos a relação entre Lula e três personagens do romance, tendo em mente os movimentos históricos, sociais e artísticos do decênio de 1930.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.