A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM FAVELAS PAULISTAS: CAPÃO PECADO, DE FERRÉZ, E QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Autores/as

  • Estela Pereira dos Santos Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Capão Pecado, Quarto de despejo, Violência

Resumen

Este artigo compara Capão Pecado, de Ferréz, e Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, com foco na representação da violência em favelas paulistas. Para discutir as obras, partimos dos conceitos de violência objetiva, subjetiva e simbólica, postulados por Slavoj Žižek (2012; 2014). No entanto, antes de partirmos para o estudo proposto, trazemos apontamentos sobre violência na literatura brasileira, feitos por Ginzburg (2012), Schollhammer (2008; 2011) e Resende (2007).

Biografía del autor/a

Estela Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Letras - Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE-UEM). Graduada em Letras - Português e literaturas correspondentes (UEM).

Publicado

22-12-2020

Cómo citar

SANTOS, Estela Pereira dos. A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM FAVELAS PAULISTAS: CAPÃO PECADO, DE FERRÉZ, E QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e0219006, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/805. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários