A LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Palabras clave:
Língua Inglesa. Pedagogia de Projetos. Notícia.Resumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de refletir sobre a prática da leitura em sala de aula, inferindo possibilidades que facilitem a inserção do aluno na sociedade por meio da compreensão de textos literários. Os dados analisados foram coletados a partir da aplicação de questionário aberto a professores de Língua Portuguesa de uma escola pública no município de Abaetetuba-Pa. A análise dos dados, assentou-se nas premissas de: Antunes (2003); Kleiman (2000, 2004, 2008); Freire (2000); e nos PCN’S de: Língua Portuguesa (1998) e Pluralidade Cultural (1997). Nossa pesquisa nos possibilitou concluir que ainda existe uma deficiência no ambiente escolar em relação à prática leitora, se fazendo necessário que haja um trabalho eficiente neste sentido, como forma de atenuar tal dificuldade, defendemos a fecundidade do uso de textos de literatura regional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.