TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LETRAS
Palabras clave:
Tecnologias digitais, Professor em formação, Língua Portuguesa.Resumen
O objetivo deste estudo é o de analisar como as tecnologias digitais estão presentes no curso de Letras, de uma universidade pública, da região norte do país. Para tal, foi aplicado um questionário aos professores em formação, com o intuito de observar, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa, como curso vem preparando esses sujeitos para atuarem com as tecnologias. O estudo se fundamenta em discussões sobre os letramentos digitais e a formação de professores por meio das tecnologias. Os resultados, quanto às atividades e tecnologias, empregadas no curso de Letras, apontam: (i) a leitura e os seminários como atividades mais frequentes; (ii) o texto literário como o mais lido; a resenha como o gênero mais produzido; (iii) o Datashow como o recurso digital mais utilizado. Destacam-se, ainda, três funções para os recursos digitais (1) para apresentação de trabalho e exposição; (2) como recurso de apoio à pesquisa; (3) como recurso para ministrar aula. A maioria dos acadêmicos relata não perceber relação entre as práticas de leitura/escrita que têm fora da academia e dentro dela. Diante do exposto, percebe-se que a temática sobre tecnologias não é foco de discussão no curso de Letras, não havendo atividades que possibilitem o aprofundamento sobre o real caráter da formação do professor por meio das tecnologias.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.