REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA ESTUDOS SIGNIFICATIVOS A PARTIR DE RELATOS ORAIS: A EXPERIÊNCIA VIVIDA NO APRENDIZADO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumen
O objetivo deste artigo é oferecer reflexões epistemológicas a fim de potencializar a sensibilidade de pesquisadores que queiram dedicar-se à pesquisa narrativa, a partir de relatos orais. Concebendo a linguagem humana como recorte semântico de uma experiência sensível, compreendemos que a mesma não dá conta de abarcar toda a subjetividade de uma experiência narrada. Apropriar-se desta totalidade requer olhos, ouvidos e sensibilidade abertos por parte do pesquisador. Assim, baseando-nos em uma pesquisa sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, refletiremos sobre a constituição do ser, humano e social, através dos sentidos e na/pela linguagem, e o papel desempenhado pela língua neste devir, a partir da perspectiva da Antropologia dos Sentidos e da Ontologia da Linguagem como contribuição para um estudo significativo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.