REVISITANDO OS CONCEITOS DE REESCRITA, REFACÇÃO E RETEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Palabras clave:
Reescrita. Refacção. Retextualização. Língua Portuguesa. Linguística Aplicada.Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa, em andamento, sobre letramento e formação do professor de LP, a qual investiga os efeitos de reversibilidade da escrita na prática profissional de uma professora de LP e no letramento de seus alunos. A partir desses resultados, neste artigo, (re)visitamos e (re)significamos os conceitos de reescrita, de refacção e retextualização. Trata-se de um estudo de caso filiado à Linguística Aplicada, informado, principalmente, pela concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita (KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN 2008); de escrita como trabalho (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991) e de texto como um processo (KOCH, 2001, 2004). Os resultados apontam que é a intervenção de um mediador o que diferencia a reescrita da refacção. Já a retextualização ocorre tanto na reescrita quanto na refacção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.