A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
Resumen
O Brasil é um país rico em diversidades plurilinguístico-dialetais em suas diferentes esferas: de estado para estado, de cidade para cidade e até mesmo de bairro para bairro. No entanto, são raras as vezes em que essas diversidades são exploradas em sala de aula, ficando o ensino da língua materna reduzido à gramática e à chamada linguagem padrão. O presente artigo tem como objetivo debater a formação de docentes do ensino de Língua Portuguesa, sob a perspectiva da sociolinguística, a partir de estudos feitos com Bortoni-Ricardo (2004; 2005) em constante diálogo com a perspectiva de Tardif (2002) sobre a formação docente e os saberes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.