A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Autores/as

  • Bianca Damacena Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

O Brasil é um país rico em diversidades plurilinguístico-dialetais em suas diferentes esferas: de estado para estado, de cidade para cidade e até mesmo de bairro para bairro. No entanto, são raras as vezes em que essas diversidades são exploradas em sala de aula, ficando o ensino da língua materna reduzido à gramática e à chamada linguagem padrão. O presente artigo tem como objetivo debater a formação de docentes do ensino de Língua Portuguesa, sob a perspectiva da sociolinguística, a partir de estudos feitos com Bortoni-Ricardo (2004; 2005) em constante diálogo com a perspectiva de Tardif (2002) sobre a formação docente e os saberes.

Publicado

26-12-2020

Cómo citar

DAMACENA, Bianca. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020013, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/660. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Estudos linguísticos