ESPAÇOS DE EMANCIPAÇÃO DA PERSONAGEM EM PERSÉPOLIS
Palabras clave:
Literatura Feminina, Romance Gráfico, AutobiografiaResumen
A autora/personagem de Persépolis, Marjane Satrapi, passa por processos de emancipação ao longo de toda a narrativa do romance gráfico. Desde a infância na casa onde viveu com a família em Teerã, ao exílio em Viena durante a adolescência e retorno à cidade natal depois de muitas experiências transformadoras. Há muitos espaços de construção e constituição do sujeito/mulher que ela se torna ao final da obra. Especialmente por ser mulher e originária de uma cultura praticamente desconhecida e bastante estereotipada no ocidente, ela se vê diante de novos espaços que não dialogam com a sua história e neles ela terá a oportunidade de se reconstruir como sujeito. Como base, neste artigo, encontra-se a distinção entre lugar e espaço feita por CERTEAU (1998), entre outras contribuições teóricas sobre o espaço e o espaço da mulher na sociedade e na literatura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.