A constituição feminista das personagens Celie e Preciosa
Resumen
Com este trabalho, pretendo apresentar a construção das personagens Preciosa da obra Preciosa (2010) e Celie da obra epistolar El Color Púrpura (1987) no contexto americano do começo do século XX e meados da década de 1980 para verificar a constituição de suas identidades. Para isso utilizaremos o conceito de sujeito pós-moderno de Stuart Hall (2006), de entre-lugar de Silviano Santiago (1976) e a noção do silenciamento vivido pelas personagens. Mostraremos como as personagens em análise se encaixam nas descrições dos descentramentos destacados por Hall, como se estabelece o entre-lugar no relacionamento homoafetivo de Celie e de que maneira o silenciamento é parte essencial para entender a negação das personagens como sujeitos-femininos subalternos e como isso significa no que tange ao desprendimento desse posicionamento para o de mulheres que passam por um processo de ganho de voz, influenciadas por outras personagens do enredo. Dessa maneira, veremos no decorrer da análise e, mais adiante, na conclusão, como Celie e Preciosa passam do estado de mulheres subalternas para o de feministas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.