A ESCRITA DE SI: DESAFIOS E CONQUISTAS DA AUTORIA FEMININA
Palabras clave:
Representações Sociais, Gênero, Escrita de si, Subjetividade, Feminismo,Resumen
Consciente da subjetividade inerente a todo recorte discursivo e a todos os vestígios deixados pelos sujeitos que construíram a História, partimos em busca da compreensão de alguns significados presentes nas Representações Sociais e de Gênero construídas por mulheres que publicaram suas memórias na década de 1970. Analisamos as obras de Laura Octávio (1974), Wanda Machetti (1976), a Clotilde Dias (1977), Nazinha Coutinho (1978), Lucy Balthazar (1978) e Laurita Mourão (1979) que representaram parte da “avalanche editorial” de memórias femininas, ocorrida na década em questão, buscando perceber a maneira como essas autoras se viam, porque escreveram suas memórias, e o papel exercido pelas normatizações de gênero sobre suas vidas. O percurso seguido foi analisar e discutir temáticas recorrentes à maioria delas. Como as autoras em questão pertenciam a faixas etárias diferentes, o corpus foi dividido em dois blocos, de maneira a permitir refletir sobre o impacto maior ou menor das grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas no século XX (principalmente a partir da radicalização dos movimentos sociais, sobretudo as decorrentes dos movimentos feministas) exercido sobre cada grupo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.