FLORBELA ESPANCA E AS ESCRITORAS DE SUA ÉPOCA
Palabras clave:
Literatura Portuguesa, Literatura Feminina, PoesiaResumen
Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre a poetisa portuguesa Florbela Espanca e as escritoras de sua época, em especial Virginia Victorino e Judith Teixeira. O estudo é realizado a partir da análise das obras poéticas das três escritoras e do cotejo de textos que expressam a recepção crítica das referidas obras. A poesia de Florbela Espanca subverte o papel imposto à mulher pela moral que vigora no início do século XX, revelando um sujeito feminino que assume plenamente a sua sensualidade e seu desejo. Tal característica afasta-a da poesia “bem comportada” de Virginia Victorino, alvo de constantes elogios no meio literário desse período; e aproxima-a da produção de Judith Teixeira, cujos versos são marcados por um erotismo incomum nas obras escritas por mulheres da época. A subversão do papel feminino observado na poesia de Florbela Espanca e de Judith Teixeira pode explicar, ao menos em parte, a indiferença e as fortes críticas de que foram alvo a vida e a obra das duas escritoras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.