O GROTESCO FEMININO EM A CAOLHA, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA, E A MENOR MULHER DO MUNDO, DE CLARICE LISPECTOR
Resumen
Este artigo tem por finalidade apontar incidências do grotesco nos contos A caolha, de Júlia Lopes de Almeida, e A menor mulher do mundo, de Clarice Lispector. Para tanto, além da análise dos textos, é necessário que o tema grotesco seja contextualizado, basicamente por meio das obras de Bakhtin (1996), Kayser (1986), Hugo (2007) e Russo (2000). O propósito final deste estudo é verificar que o grotesco encontra-se presente na literatura brasileira, em especial em personagens do sexo feminino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.