Editorial
Palabras clave:
BNCC. Formação docente. Ensino.Resumen
A Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, além de definir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Inserida na forma de anexo da resolução, a BNC-Formação está estruturada em dois campos: competências gerais e competências específicas (conhecimento, prática e engajamento profissionais).
Considerando que o texto legal define o prazo de até dois ou três anos para que as instituições de ensino superior façam as adequações nos projetos pedagógicos de cursos de formação inicial de professores procurando alinhar-se à BNCC e à BNC-formação, propomos a organização deste Dossiê objetivando contribuir com a discussão do tema e para o trabalho de Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de formação docente inicial.
Interessam-nos artigos, relatos de experiência, squibs e ensaios que versem sobre:
a) BNCC e currículo na Educação Básica e em Cursos de formação de professores;
b) BNC-formação, alfabetização e o ensino de língua(gens) e/ou literatura;
c) BNCC e Metodologias para o ensino de língua(gens) e /ou literatura ;
d) BNC-formação, alfabetização e formação docente;
d) BNCC e teorias e práticas no processo de formação docente;
e) BNCC, BNF-formação e o ensino de gêneros e
f) BNCC e BNC-formação: reflexões para a reestruturação de projetos pedagógicos de cursos de formação docente.
Citas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.