Os estudos funcionalistas no Brasil

Entrevista com o professor Ivo da Costa do Rosário

Autores/as

  • Quezia dos Santos Lopes Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cassiano Luiz do Carmo Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Ivo da Costa do Rosário Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Funcionalismo. A pesquisa funcionalista.

Resumen

Nesta entrevista, o professor e pesquisador Ivo da Costa do Rosário, um dos importantes nomes brasileiros dos estudos na linha funcionalista, narra um pouco da sua trajetória profissional, da sua experiência nessa área de investigação, e comenta algumas características das pesquisas realizadas no Brasil dentro da Linguística Funcional Centrada no Uso. Ao longo desta conversa, o entrevistado responde sobre as especificidades e aplicações desses estudos, sinalizando os avanços experimentados na área nos últimos anos.

Biografía del autor/a

Quezia dos Santos Lopes Oliveira , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Brasil), com bolsa sanduíche no exterior, concedida pelo programa Capes/DGPU, de 2016 a 2017, para cursar parte do doutorado na USC (Universidade de Santiago de Compostela-Espanha). Mestre em Linguística pela UFRJ e graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Letras (Português/ Literaturas) pela mesma universidade. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, na área de linguística, de 2008 a 2010, e bolsista de Pós-graduação em Linguística pela CAPES no mestrado (2011-2012-Capes/DS) e no doutorado Sanduíche (2016-2017-Capes/DGPU). Desenvolveu, nesse período, pesquisas na área de Linguística com interesse especial pelos temas de concordância verbal, língua e sociedade, processos de variação e mudança linguísticas e aspectos verbais do português. Foi investigadora visitante no Instituto de língua galega, durante o doutorado sanduíche, atuando no projeto "Gallego y portugués brasileiro: historia, variación y cambio"-USC/ILG. Também integrou, como voluntária (de 2007 a 2008), o projeto de pesquisa sobre letramento social e escolar em jovens e adultos vinculado ao PEUL/UFRJ. Possui experiência como professora da educação básica e superior, nas redes pública e privada, e como consultora pedagógica de exames nacionais de larga escala. Atualmente é professora de Linguística da UERJ, integra o grupo de pesquisa do NEPSOL-UFRR e coordena três projetos pela UERJ, dois de Extensão e outro de Iniciação à Docência, nas áreas de Neurociência da linguagem e educação e (socio)linguística e ensino.

Cassiano Luiz do Carmo Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

É doutor em Linguística pela UFRJ e membro da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Atualmente é professor EBTT do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), atuando no ensino médio e na pós-graduação (estudos linguísticos e literários - ELLit). Durante o mestrado, foi bolsista do CNPq. Tem vasta experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ensino de Línguas. Atuou como professor assistente na University of Texas-Pan American, nos Estados Unidos. Possui interesse nos temas: vinculação de orações (hipotáticas adverbiais), linguística funcional baseada no uso e, atualmente, na relação entre psicologia e linguística.

Ivo da Costa do Rosário , Universidade Federal Fluminense

É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu pós-doutorado em Estudos de Linguagem (UFRN). Atualmente é professor associado de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, atuando como vice-coordenador (2018-2022), docente e orientador no mestrado e doutorado. Foi coordenador do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Letras e Literatura), no biênio 2019-2021. É líder do CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações) e membro do grupo D & G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática), ambos na UFF. É avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ligado ao INEP. É perito judicial cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nas áreas de Língua Portuguesa e Educação. É Jovem Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (vigência 2019-2021). É membro da comissão científica da área de Sintaxe da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de cláusulas e conectivos.

Citas

BYBEE, Joan. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press. 2010.

CEZARIO, Maria Maura; CUNHA, Maria Angélica Furtado. (Org.) Linguística Centrada no Uso: uma homenagem a Mário Martelotta. Rio de Janeiro; Mauad x Faperj, 2013.

CUNHA, Maria Angélica Furtado da Cunha; OLIVEIRA, Mariângela Rios; MARTELOTTA, Mário Eduardo. Linguística Funcional: teoria e prática, Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

CUNHA LACERDA, Patrícia Fabiane Amaral. O papel do método misto na análise de processos de mudança em abordagem construcional: reflexões e propostas. Linguística, v. 12, p. 83-101, 2016.

MARTELOTTA, Mário. Funcionalismo e metodologia quantitativa. In: OLIVEIRA, Mariângela Rios de; ROSÁRIO, Ivo da Costa (Org.). Pesquisa em Linguística Funcional: convergências e divergências. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial, 2009, p. 1-20.

OLIVEIRA, Mariângela Rios; ROSÁRIO, Ivo da Costa (Org.) Linguística Centrada no Uso: teoria e método. Rio de Janeiro: Lamparina x Faperj, 2015.

TRAUGOTT, Elizabeth C.; TROUSDALE, Graeme. Constructionalization and constructional changes. Oxford: Oxford University Press, 2013.

Publicado

30-12-2021

Cómo citar

OLIVEIRA , Quezia dos Santos Lopes; SANTOS , Cassiano Luiz do Carmo; ROSÁRIO , Ivo da Costa do. Os estudos funcionalistas no Brasil: Entrevista com o professor Ivo da Costa do Rosário. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021008, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1781. Acesso em: 22 nov. 2024.