Difusión científica dividida entre objetividad y subjetividad: algunas reflexiones y aportes
Palabras clave:
Divulgación científica. Estudios lingüísticos. Lingüística.Resumen
Mi propósito en este ensayo es resaltar cómo la Divulgación Científica (DC) se puede conceptualizar desde la práctica, dividida entre objetividad y subjetividad. La esfera subjetiva, en especial, y los actores involucrados en las actividades de DC han sido mal calificados en el área de DC. Así, a partir de las concepciones apuntadas y las experiencias relatadas sobre una acción de difusión en el área de los estudios lingüísticos, espero contribuir a suscitar reflexiones, discusiones y diálogos relacionados con el DC y la subjetividad involucrada en el mismo, además de intentar para provocar (algún) movimiento dentro del propio campo académico.
Citas
ALENCAR, N.E.S.; LIMA, F.F.F.; GOUVEIA, M.T.O.; SILVA, G.R.F. Notícias falsas em tempos de pandemia pelo novo coronavírus: uma análise documental. Revista Cuidarte, v. 12, n. 2, 2021.
AUTHIER-REVUZ, J. Dialogismo e divulgação científica. Rua: revista do núcleo de desenvolvimento da criatividade, n.5, p.9-15, 1999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640645. Acesso em: 30 nov. 2021.
SILVA, M.E.F.A.E.; SOUZA, J.W.C. A análise do discurso e a construção da figura feminina em Chico Buarque. Revista Roseta, 09 jul. 2021.
BRASIL. Decreto Federal nº 88.067, de 26 de janeiro de 1983. Altera dispositivos do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D88067.htm#art1. Acesso em: 16 out. 2017.
CAPARÓ, F.L; ALARCON, R.F. La COVID-19, la ciencia y la pseudociencia, un yin-yang peligroso. Horizonte Médico (Lima), v. 21, n. 2, p. e1535-e1535, 2021.
CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. – Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017.
CUNHA, M.B.; GIORDAN, M. Divulgação científica na sala de aula: implicações de um gênero. In: Cunha, M.B.; Giordan, M. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Unijuí, 2015.
DUARTE, J; BARROS, A. T. (Ed.). Comunicação para a ciência, ciência para comunicação. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2003.
EGERT, R.; MORO, T. A publicação e propagação de notícias falsas: fake news e seu impacto em época de pandemia. Revista Jurídica Direito e Cidadania na Sociedade Contemporânea, v. 5, n. 5, p. 74-86, 2021.
ESCOBAR, H. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. ComCiência e divulgação científica, p. 31, 2018.
FINATTO, M. J. B.; EVERS, A.; STEFANI, M. Letramento científico e simplificação textual: o papel do tradutor no acesso ao conhecimento científico. Letras, n. 52, p. 135, 2016.
GALHARDI, C. P. et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4201-4210, 2020.
GERMANO, M.; KULESZA, W. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p 7-25, abr. 2007.
GRILLO, S.V.C.; OLÍMPIO, A.M. Gêneros do discurso e ensino. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 8, p.379-390, 2006. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p379-390
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In: BRANDÃO, H.N. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 375-392, 2021.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. O movimento docente para o uso da divulgação científica em sala de aula: um modelo a partir da Teoria da Atividade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 493-520, 2018.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, 2017.
MAGALHÃES, C.; SILVA, E.; GONÇALVES, C. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Revista Areté: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 5, n. 9, p. 14-28, 2017.
MARTINS, I.; CASSAB, M.; ROCHA, M. B. Análise do processo de reelaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático. Revista Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências, v. 1, n. 3, 2001.
MONTEIRO, M. G. Compartilhamento de saberes retoma essência da comunicação. Jornal UFG, Goiânia, ano X, n. 76, p. 3, mar. 2016.
MOREIRA, I. C.; MASSARANI, L. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C.; BRITO, F. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002.
MUNIZ, R.W. A universidade calada. ComCiência e divulgação científica, p. 31, 2018.
OLIVEIRA, T. Desinformação científica em tempos de crise epistêmica: circulação de teorias da conspiração nas plataformas de mídias sociais. Fronteiras-estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 21-35, 2020.
RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo, v. 38, n. 64, p. 21-34, 2013.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2016.
SCHERMA, M. A.; MIRANDA, V. G. Relatos de uma jornada exploratória por grupos com viés anti-ciência. Revista UFG, v. 20, 2020.
SILVA, M.E.F.A.E.; SOUZA, J.W.C. A análise do discurso e a construção da figura feminina em Chico Buarque. Revista Roseta, 09 jul. 2021.
SOUZA, J.P. Teorias da tradução: uma visão integrada. Revista de Letras, n.20, v.1/2, p.51-61, 1998. Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl20Art09.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.
ZAMBONI, L.M.S. Cientista, jornalista e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso de divulgação científica. Campinas: Autores associados, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.