Linguagem e poder na ficção: uma análise crítica do discurso da obra 1984, de George Orwel

Autores/as

  • Renata Kelli Modesto Fernandes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Rondonópolis
  • Flaviane Faria Carvalho Universidade Federal de Alfenas

Palabras clave:

Incluir.

Resumen

Incluir

Biografía del autor/a

Renata Kelli Modesto Fernandes , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Rondonópolis

Possui licenciatura em Letras- Habilitação em Língua Portuguesa, Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2001) e pós-graduação em Linguística, Língua e Discurso pela UNEMAT (2006). É mestre em Linguística Aplicada -Estudos Ingleses e Americanos - pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal). Atualmente, é doutoranda no programa de Estudos Literários da UNEMAT - MT. Faz parte do quadro efetivo de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em língua inglesa. Realiza atividades regulares de ensino de Inglês Instrumental, Língua Inglesa e Língua Portuguesa no IFMT/Campus Rondonópolis.

Flaviane Faria Carvalho , Universidade Federal de Alfenas

É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa (2012). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica social, multimodalidade, análise crítica do discurso, multiletramentos, gêneros textuais, escrita acadêmica, roteiro e produção de documentário, editoração e assessoria de comunicação. É Presidente do Conselho Editorial da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas e investigadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NeLIS/UnB). Foi Analista de Treinamento do Grupo UOL Educação, Professora do SENAC-MG e do Curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal de Alfenas.

Citas

BAKHTIN, Michael. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BERRIEL, Carlos Eduardo Ornelas. Utopia, distopia e história. Revista Morus – Utopia e Renascimento. Nº 2, p. 4-10, 2005. Disponível em: https://www.unicamp.br/~berriel/arquivos/berriel_prod_3.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Editora UnB, 2001.

______. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FOULCAULT, Michel. Microfísica do poder. 29. ed. São Paulo: Graal, 2011.

______. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

______. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LACAN, Jacques. (1953-1954). O seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud. Versão brasileira de Betty Milan. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2019/08/lacan-os-escritos-tecc81cnicos-de-freud-1953-1954-1996-zahar-1.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.

MACAULAY, Rose. What not: a prophetic comedy. New York: Chasma Press, 2015.

MOYLAN, Tom; CAVALCANTI, Ildney (Ed.); BENÍCIO, Felipe (Ed.). Distopia: fragmentos de um céu límpido. Trad. Felipe Benício, Pedro Fotunato e Thayrone Insen. Maceió: Edufal, 2016.

ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

ZAMIATIN, Eugene. Nós. Tradução de Lia Alverga. Rio de Janeiro: Anima, 1983.

Publicado

01-03-2021

Cómo citar

FERNANDES , Renata Kelli Modesto; CARVALHO , Flaviane Faria. Linguagem e poder na ficção: uma análise crítica do discurso da obra 1984, de George Orwel. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021007, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1344. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Estudos linguísticos