APRESENTAÇÃO
Resumen
Os modernistas brasileiros da primeira hora, ao mesmo tempo em que buscavam incorporar as rupturas propostas pelas vanguardas europeias, adequando-as à realidade do Brasil, procuravam construir uma expressão literária própria do país, resgatando, para tanto, as tradições culturais do povo, transformando-as em matriz de seu fazer literário. Dessa forma, foram capazes de legitimar a multiplicidade brasileira, formada pela mistura da herança de tradições singulares, assim como de iniciar o processo de compreensão do país, por meio da arte.
Tal empreendimento ainda teria continuidade na prosa e na poesia posteriores, de que são exemplos o romance de 30, os “poemas negros” de Jorge de Lima, a dicção popular de Ascenso Ferreira e Solano Trindade, entre outros, com reverberações, inclusive, contemporâneas.
Nesse sentido a Trem de Letras propôs o dossiê “Os modernismos e a cultura popular brasileira”, que recebeu artigos referentes às diversas possibilidades de incorporação da cultura popular na literatura modernista, bem como estudos que contemplassem a relação entre a pesquisa das manifestações culturais nacionais e a produção artística contemporânea, estabelecendo com o modernismo posturas e formulações conexas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.