DRUMMOND E O SENTIMENTO DO MUNDO OPERÁRIO: DIÁLOGOS ENTRE A "CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO" E O "OPERÁRIO NO MAR"
Keywords:
Literatura, Drummond, OperárioAbstract
A vasta obra do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade é perpassada por diferentes temáticas, as quais dialogam diretamente com a vida do autor, externando suas ideologias, desejos e frustrações. Em 1940 foi publicada a coletânea poética intitulada Sentimento do mundo, na qual Drummond reúne 28 poemas. Entre as ideias presentes na obra é possível salientar o destaque dado à figura do trabalhador comum, operário, em suas aspirações e percepções do mundo à sua volta. De maneira perspicaz, Drummond nos apresenta, nos poemas “Confidência do itabirano” e “O operário no mar”, uma impressão do mundo assinalada por um olhar repleto da tentativa de se criar, por parte do eu lírico, empatia com a realidade do operário. O presente artigo pretende evidenciar como os referidos poemas apresentam semelhanças quanto à observação da vida operária, em relação às quais é possível estabelecer alguns paralelos, demonstrando que “Confidência do itabirano” pode ser lido como uma espécie de prelúdio de “O operário no mar” e o quanto a realidade do trabalhador comum era, de fato, uma questão significativa para o poeta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.