DRUMMOND E O SENTIMENTO DO MUNDO OPERÁRIO: DIÁLOGOS ENTRE A "CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO" E O "OPERÁRIO NO MAR"

Authors

  • Fernando Serafim dos Anjos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Keywords:

Literatura, Drummond, Operário

Abstract

A vasta obra do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade é perpassada por diferentes temáticas, as quais dialogam diretamente com a vida do autor, externando suas ideologias, desejos e frustrações. Em 1940 foi publicada a coletânea poética intitulada Sentimento do mundo, na qual Drummond reúne 28 poemas. Entre as ideias presentes na obra é possível salientar o destaque dado à figura do trabalhador comum, operário, em suas aspirações e percepções do mundo à sua volta. De maneira perspicaz, Drummond nos apresenta, nos poemas “Confidência do itabirano” e “O operário no mar”, uma impressão do mundo assinalada por um olhar repleto da tentativa de se criar, por parte do eu lírico, empatia com a realidade do operário. O presente artigo pretende evidenciar como os referidos poemas apresentam semelhanças quanto à observação da vida operária, em relação às quais é possível estabelecer alguns paralelos, demonstrando que “Confidência do itabirano” pode ser lido como uma espécie de prelúdio de “O operário no mar” e o quanto a realidade do trabalhador comum era, de fato, uma questão significativa para o poeta.

Author Biography

Fernando Serafim dos Anjos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduado em Letras (Português - Inglês) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestrando em Estudos Literários pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Literários - PPGLit - da mesma instituição.

Published

22-12-2020

How to Cite

SERAFIM DOS ANJOS, Fernando. DRUMMOND E O SENTIMENTO DO MUNDO OPERÁRIO: DIÁLOGOS ENTRE A "CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO" E O "OPERÁRIO NO MAR". Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e0219001, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/840. Acesso em: 22 nov. 2024.