PAULO HONÓRIO E RIOBALDO: DOIS EXPLORADORES DO LEGADO DA NOSSA MISÉRIA

Authors

  • Pedro Augusto de Oliveira Cuadrado Proença Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo

Keywords:

Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, S. Bernardo, Grande sertão, veredas

Abstract

Este trabalho tem por objetivo analisar a condição de proprietários das personagens Paulo Honório e Riobaldo, protagonistas dos romances S. Bernardo e Grande sertão: veredas, escritos por Graciliano Ramos e João Guimarães Rosa, respectivamente. Vamos investigar o percurso que ambos traçaram para sair da condição de pobreza e serem alçados ao posto de donos de terras, os mecanismos de violência que empregaram e a maneira como lidam com seus dependentes.  Tentaremos demonstrar como a formação desses proprietários se deu em um momento no qual o país vivia um processo de modernização conservadora, totalmente dissociado da inclusão social. Dessa forma, eles não hesitarão em empregarem violência, práticas clientelistas e presentear seus dependentes com migalhas, para conseguirem e assegurarem suas propriedades.

Author Biography

Pedro Augusto de Oliveira Cuadrado Proença, Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero; graduando em Letras pela Universidade de São Paulo; mestre em Teoria e Estudos Literários pela UNESP; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Published

22-12-2020

How to Cite

CUADRADO PROENÇA, Pedro Augusto de Oliveira. PAULO HONÓRIO E RIOBALDO: DOIS EXPLORADORES DO LEGADO DA NOSSA MISÉRIA. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e0219003, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/831. Acesso em: 22 nov. 2024.