OS PARADOXOS EM SOLOMBRA
Keywords:
, Solombra, paradoxo, poesia, existencialismoAbstract
Última obra publicada em vida por Cecília Meireles, em 1963, Solombra deixa transparecer, desde o título, a possibilidade de ambiguidade. O termo arcaico que se refere à sombra sugere, contudo, outras leituras, o que tem levado a dissonâncias dos críticos. A partir daí, nos poemas, os paradoxos se multiplicam. O objetivo a que nos propomos nesse trabalho é mostrar que o paradoxismo de Solombra amplia-se em outras discussões que a obra contempla, entre elas: a morte, a angústia e a dor da existência. Amparamo-nos em algumas ideias da filosofia existencialista que desenvolvem a discussão e nos auxiliam na compreensão do paradoxo.Downloads
Published
21-11-2012
How to Cite
LOPES, Delvanir; OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de. OS PARADOXOS EM SOLOMBRA. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 154–162, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/78. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos - Estudos Literários
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.