MARTHA MEDEIROS: O JOGO COM O SIMBÓLICO NA POESIA FEMININA CONTEMPORÂNEA
Keywords:
poesia, autoria feminina, violência simbólica, Martha MedeirosAbstract
No contexto da relação entre literatura e outros saberes, destacamos as interfaces que se estabelecem entre a poesia de uma autora brasileira contemporânea, Martha Medeiros, e o conceito de "violência simbólica" cunhado por Pierre Bourdieu. Discutimos a maneira como a poetisa se relaciona com os princípios da dominação simbólica, cedendo a algumas armadilhas dos símbolos, mas indicando um manejo algo consciente deste mesmo referencial. A pergunta que fazemos é se não seria, este manuseio deliberado do material simbólico, uma marca da contemporaneidade e o indicativo de um novo patamar no intricado logo das relações entre o masculino e o feminino.Downloads
Published
21-11-2012
How to Cite
DE CARVALHO, Marcos. MARTHA MEDEIROS: O JOGO COM O SIMBÓLICO NA POESIA FEMININA CONTEMPORÂNEA. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 9–20, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/74. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos - Estudos Literários
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.