ÁGUA VIVA – O OBJETO GRITANTE QUE REPRESENTA
Keywords:
Clarice, linguagem, grito, mãeAbstract
Pretende-se, neste artigo, sob uma ótica primordialmente psicanalítica, estabelecer um vínculo entre a obra Água viva, de Clarice Lispector, e alguns fatos da vida da autora. Inicialmente procura-se verificar a importância dos dois títulos anteriores que receberia o livro: Atrás do pensamento – monólogo com a vida e Objeto gritante. Com ênfase neste, pretende-se, em seguida, apresentar Água viva como símbolo e ápice da obra clariceana, caracterizada pelo grito polissêmico, resultado da dor e da angústia decorrentes da precoce perda da mãe, a quem “teria a missão de salvar”.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.