A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE EM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DE ALDOUS HUXLEY E SUA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA
Keywords:
Literatura, cinema, representação da sociedade, estudo intersemiótico comparativo.Abstract
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo literário comparativo intersemiótico entre a obra literária Admirável Mundo Novo (1932), considerado um livro de ficção científica escrito pelo autor inglês Aldous Huxley e uma das suas versões em longa-metragem, o filme homônimo Admirável Mundo Novo (1998), adaptação americana para o cinema realizada pelos estadunidenses Leslie Libman e Larry Williams. O foco principal do estudo tende analisar na adaptação cinematográfica do texto literário a fidelidade da representação da sociedade humana impulsionada pelos efeitos da hipnopedia, o uso do Soma, e pelos novos costumes e aspectos sobre o comportamento humano da era fordiana.Downloads
Published
19-11-2012
How to Cite
DE SOUZA, Leandro; LEÓN, Ítalo Oscar Ricarddi. A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE EM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DE ALDOUS HUXLEY E SUA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 33–44, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/44. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos - Estudos Literários
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.