A problematização da história em romances pós-modernos: vozes marginais em “Ardente Paciência” e “Dias e Dias”

Authors

  • Jozieli Camila Cardenal Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP
  • Wellington Fioruci Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Keywords:

Literature, Postmodernism, Marginalization, Latin America

Abstract

From this comparative analysis, we analyze the main literary aspects that characterize the romance "The Postman" (1985), by the Chilean author Antonio Skármeta, and "Days and Days" (2002), by the Brazilian author Ana Miranda. These are postmodern works that represent contemporary historiography, in historical discourse and the memory of important moments of Latin America, regarding Brazil and Chile. By associating fiction and reality, through nonfiction characters Pablo Neruda and Antonio Gonçalves Dias, the authors gave voice to marginalized groups and revisited the literary past of their nations, showing the social, political and contestatory character present in Literature. This article brings two perspectives that are on the margin: the characters Feliciana (Days and Days) and Mario (The Postman).

Author Biographies

Jozieli Camila Cardenal , Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP

Jornalista, professora e doutoranda em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Estuda a construção social de gênero enquanto fenômeno sócio-histórico. Propõe uma cartografia etnográfica sustentada pela perspectiva decolonial associada às categorias de desenvolvimento, pioneirismo e gênero. Investiga a contribuição da mulher pioneira e migrante no desenvolvimento local. Possui mestrado em Desenvolvimento Regional (UTFPR, 2018), cuja dissertação associa estudos da linguística à concepção do espaço público urbano, demonstrando a materialidade de discursos na construção social de enunciados. Para tanto, baseia-se na teoria da análise dialógica do discurso de Mikhail Bakhtin. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Pato Branco - FADEP (2010). Possui pós-graduação em História, Arte e Cultura, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013). Na graduação e na especialização, desenvolveu estudos sobre a manifestação da contracultura em mídias alternativas. Possui, ainda, pós-graduação em Docência no Ensino Superior (FADEP, 2018). Professora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Membro da Comissão de Pesquisa e responsável titular pela área de Ciências Sociais Aplicadas. Docente no curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda. Leciona disciplinas de processo criativo, semiótica aplicada, cultura brasileira, história da comunicação, cibercultura, linguagem para web, relações públicas e trabalho de conclusão de curso. Docente responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM-UNIDEP) e membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional (CEPAD-UTFPR).

Wellington Fioruci , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui doutorado (2007) em Letras pela UNESP-Assis na área de Literatura Comparada. Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFRGS (2015), com projeto sobre Literatura e Cinema. É professor de literatura no curso de Letras e participa do Programa de Pós-graduação em Letras da UTFPR câmpus Pato Branco, atuando na linha de estudos Literatura, Sociedade e Interartes. Faz parte do Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas da UNESP, câmpus de Assis, e do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) da Universidade do Minho (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisa GELCON da UTFPR câmpus Pato Branco. Organizou os volumes Vestígios de memória: diálogos entre literatura e história (2012) e Correspondências: literatura e cinema (2015), ambos pela editora CRV, Confluências transatlânticas: narrativa contemporânea ibérica e ibero-americana (2021), pela editora Mercado de Letras, e Literaturas em comparação: estudos da tradução e interartes (2021), pela Pontes editores.

References

ANDERSON, Perry. Trajetos de uma forma literária. Tradução de Milton Ohata. Revista Novos Estudos, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Março de 2007, nº 77.

BOTOSO, Altamir. Pós-modernidade e literatura na América Latina. Revista Travessias, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), v. 5, n. 1, 2011.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo. Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.

COUTINHO, Eduardo F. Literatura comparada na América Latina: ensaios. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

MIRANDA, Ana. Dias e Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: ______. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

SANTOS, Boaventura de Souza. Do pós-moderno ao pós-colonial: além de um e de outro. Conferência de abertura do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, setembro de 2004.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

SKÁRMETA, Antonio. Ardente Paciência. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

SKÁRMETA, Antonio. Ardente Paciência. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

Published

30-12-2021

How to Cite

CARDENAL , Jozieli Camila; FIORUCI , Wellington. A problematização da história em romances pós-modernos: vozes marginais em “Ardente Paciência” e “Dias e Dias”. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e021008, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1548. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos Literários