A importância do domínio das áreas de sintaxe e semântica para o campo da revisão textual

Authors

  • Thamara Santos dos Reis Universidade Federal de Alfenas
  • Celso Ferrarezi Jr Universidade Federal de Alfenas

Keywords:

Textual review. Textual reviewer: professional. Textual reviewer: formation. Functional Syntax. Cultural Semantics.

Abstract

O presente artigo aborda “A importância do domínio das áreas de Sintaxe e Semântica para o Campo da Revisão Textual”, tendo como principal objetivo contribuir para os estudos em Revisão de Texto, em interface com as áreas da Semântica e Sintaxe, haja vista a incipiência de bibliografia especializada com este enfoque. A proposta é verificar a importância dos campos da Sintaxe Funcional e da Semântica Cultural para o trabalho do revisor textual, isso com metodologia baseada em pesquisa bibliográfica. A esfera da revisão de textos demanda um profundo estudo a respeito da área de atuação em que o profissional desempenhará seu trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que a revisão textual exige muito mais do que conhecimento da gramática normativa para seu exercício. Porém, a formação do profissional revisor, em seus diversos setores/lugares de atividade, ainda não é satisfatória no Brasil, o que exigiria não apenas a criação de matérias específicas nos cursos de Letras, mas de cursos específicos de revisão textual em nível superior, além, é claro, da consequente legalização do exercício profissional de revisor textual.

Author Biographies

Thamara Santos dos Reis , Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Durante a graduação, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Além disso, foi integrante do Grupo de Estudos sobre Semiótica Peirceana da UNIFAL-MG, projeto de extensão desenvolvido na universidade sob coordenação do professor Ronaldo Auad Moreira.

Celso Ferrarezi Jr , Universidade Federal de Alfenas

É formado em Letras Português-Inglês pela UNIR (1989), mestre em Linguística-Semântica pela Unicamp (1997), doutor em Linguística-Semântica pela UNIR (1998), pós-doutor em Semântica pela Unicamp (2005) e em Linguística de Corpus pela UFMG (2016). Atualmente é professor titular nos cursos de Letras e Letras-Português e Literaturas da Língua Portuguesa e no Mestrado em Educação da Unifal-MG. É líder do grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, em funcionamento desde 2013. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, tendo idealizado e desenvolvido a Semântica de Contextos e Cenários, uma vertente de estudos semânticos com enfoque cultural. Atua principalmente com pesquisas semânticas, Linguística aplicada à educação (de forma especial em processos de significação e ressignificação em ambiente escolar), alfabetização e teorias linguísticas.

References

BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. 3 ed. rev., atual. e ampl. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2021.
FERRAREZI JUNIOR, C.. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2018. v. 2000. 128 p.
FERRAREZI JUNIOR, C.. Introdução. In: Celso Ferrarezi Junior, Renato Miguel Basso. (Org.). Semântica, Semânticas: uma introdução. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2013, v. 1, p. 13-17.
FERRAREZI JUNIOR, C.. Semântica Cultural. In: Celso Ferrarezi Junior, Renato Miguel Basso. (Org.). Semântica, Semânticas: uma introdução. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2013, v. 1, p. 71-88.
FERRAREZI JUNIOR, C.. Sintaxe para a Educação Básica: com sugestões didáticas, exercícios e respostas. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012. v. 3000. 176 p.
GUEDES, Leticia F., Revisão De Textos: Conceituação, o papel do Revisor Textual e Perspectivas do Profissional do Texto, 2013. Disponível em: <https://bdm.unb.br/handle/10483/7265>. Acesso em: 27 de fev. de 2021.
MOURÃO, E. (2010). A hipercorreção na escrita formal: dilemas do revisor de textos. Scripta, 14(26), 163-178. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4358>. Acesso em: 27 de fev. de 2021.
OTHERO; KENEDY. Introdução. In: Gabriel de Ávila Othero, Eduardo Kenedy. (Org.). Sintaxe, sintaxes: uma introdução. 1ed. São Paulo: Contexto, 2015, v. 1, p. 9-10.
RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito: (in)distinções entre as atividades do editor de texto e do revisor de provas na produção de livros. 2007(?). Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/R0011-1.pdf>. Acesso em: 27 de fev. de 2021.
ROCHA, Harrison da. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. 2012. xi, 246 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
ROSÁRIO. Sintaxe Funcional. In: Gabriel de Ávila Othero; Eduardo Kenedy. (Org.). Sintaxe, Sintaxes: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015, v. 1, p. 143-162.
SALGADO, L. Ritos genéticos editoriais uma abordagem discursiva da edição de textos. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 57, p. 253-276, 31 dez. 2013. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76289>. Acesso em: 27 de fev. de 2021.

Published

03-03-2021

How to Cite

REIS , Thamara Santos dos; FERRAREZI JR , Celso. A importância do domínio das áreas de sintaxe e semântica para o campo da revisão textual. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021008, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1428. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos linguísticos