A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sua articulação com a legislação para a formação inicial do professor de língua portuguesa

Autores

  • Geraldo José Rodrigues Liska UNIFAL-MG UFMG
  • Luciana Maria Oliveira Ribeiro UNIFAL-MG

Palavras-chave:

Base nacional comum, Políticas curriculares, Formação de professores, Ensino-Aprendizagem de Português

Resumo

Neste artigo, pretendemos fazer uma apresentação sobre a formação do professor de língua portuguesa na legislação brasileira específica, reunindo desde o Parecer CNE/CES 492/2001 (BRASIL, 2001), que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Letras, como a Resolução CNE/CP nº 1, de 18/2/2002, sobre a formação específica em nível superior do professor que atuará na educação básica, e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior e para a formação continuada, por meio da Resolução CNE/CP 2/2015 (BRASIL, 2015). Em seguida, tratamos da construção e da organização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja versão final foi homologada pelo Ministro da Educação, em 20 de dezembro de 2017. Analisamos, nesse documento, as competências e habilidades da BNCC para a língua portuguesa. Podemos considerar que a formação de professores está para além das matrizes curriculares, onde se torna possível romper com os paradigmas conteudistas e desenvolver discussões aprofundadas sobre a valorização do processo de formação de professores. Concluímos que o enriquecimento no processo de formação de professores muitas vezes se estabelece nessas entrelinhas, onde é possível explorar situações diferentes das previstas nos conteúdos programáticos dos planos de ensino das disciplinas e/ou componentes curriculares.

Biografia do Autor

Geraldo José Rodrigues Liska, UNIFAL-MG UFMG

Doutorando em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Secretário Executivo da Universidade Federal de Alfenas.

Luciana Maria Oliveira Ribeiro, UNIFAL-MG

Graduada em Pedagogia pela Universidade José do Rosário Vellano. Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas, com atuação no Departamento de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação.

Downloads

Publicado

31-01-2018

Como Citar

RODRIGUES LISKA, Geraldo José; OLIVEIRA RIBEIRO, Luciana Maria. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sua articulação com a legislação para a formação inicial do professor de língua portuguesa. Trem de Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 81–108, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/686. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários