ESPAÇOS DE EMANCIPAÇÃO DA PERSONAGEM EM PERSÉPOLIS

Autores

  • Marina Bortolini Gonçalves UFRGS

Palavras-chave:

Literatura Feminina, Romance Gráfico, Autobiografia

Resumo

A autora/personagem de Persépolis, Marjane Satrapi, passa por processos de emancipação ao longo de toda a narrativa do romance gráfico. Desde a infância na casa onde viveu com a família em Teerã, ao exílio em Viena durante a adolescência e retorno à cidade natal depois de muitas experiências transformadoras. Há muitos espaços de construção e constituição do sujeito/mulher que ela se torna ao final da obra. Especialmente por ser mulher e originária de uma cultura praticamente desconhecida e bastante estereotipada no ocidente, ela se vê diante de novos espaços que não dialogam com a sua história e neles ela terá a oportunidade de se reconstruir como sujeito. Como base, neste artigo, encontra-se a distinção entre lugar e espaço feita por CERTEAU (1998), entre outras contribuições teóricas sobre o espaço e o espaço da mulher na sociedade e na literatura.

Biografia do Autor

Marina Bortolini Gonçalves, UFRGS

Mestranda em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa "Sociedade, (inter)textos literários e tradução nas LEM", bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

29-07-2016

Como Citar

BORTOLINI GONÇALVES, Marina. ESPAÇOS DE EMANCIPAÇÃO DA PERSONAGEM EM PERSÉPOLIS. Trem de Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 88–98, 2016. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/494. Acesso em: 29 abr. 2024.