NO DIA SEGUINTE NÃO CHOVEU; NO DIA SEGUINTE NÃO CHOREI. ESTUDANDO REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES NA OBRA FORA DE MIM DE MARTHA MEDEIROS.

Autores

  • Luiz Henrique dos Santos Cordeiro Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Subjetividade, Identidade, Mulheres no Brasil, Martha Medeiros

Resumo

Tendo em vista que os relacionamentos no mundo moderno estão cada vez mais fadados a desconstruções e a reconstruções, e que os mesmos indicam como a subjetividade das pessoas se constitui, pretendemos com esse trabalho enfocar como é construída a subjetividade da personagem protagonista do romance Fora de mim, de Martha Medeiros, estabelecendo assim como as mulheres contemporâneas podem ser constituídas, e como suas representações, enquanto pessoas sociais, são demarcadas. Para tanto, utilizaremos as pesquisas de identidade propostas por Stuart Hall, assim como os conceitos de representação trabalhados por Roger Chartier para propor uma caracterização à personagem protagonista.

Biografia do Autor

Luiz Henrique dos Santos Cordeiro, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Literatura na Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob orientação da Prof. Dra. Alba Krishna Topan Feldman; Professor 20 horas do municipio de Maringá em Lingua Inglesa; Formado em Letras - Português / Inglês na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

29-07-2016

Como Citar

CORDEIRO, Luiz Henrique dos Santos. NO DIA SEGUINTE NÃO CHOVEU; NO DIA SEGUINTE NÃO CHOREI. ESTUDANDO REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES NA OBRA FORA DE MIM DE MARTHA MEDEIROS. Trem de Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 28–42, 2016. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/462. Acesso em: 29 abr. 2024.