A IDENTIDADE FEMININA EM “THE COMPANY OF WOLVES”: UM ESTUDO DE GÊNERO

Autores

  • Larissa Caroline Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Angela Carter, literatura inglesa, estudos de gêneros

Resumo

A escritora britânica Angela Carter (1940-1992) produziu uma vasta obra literária utilizando em muitos de seus contos o realismo mágico, recontando histórias folclóricas e fazendo aflorarem as perspectivas ocultas e esquecidas pela civilização. As construções das personagens, especialmente as personagens femininas, expressam uma crítica em denúncia ao patriarcado e uma possível ruptura com os seus valores. Por isso, o nosso foco é o estudo de gênero, devido à ideologia nele existente, que é representada e reproduzida em todas as práticas culturais; dentre elas, a literatura. Portanto, o propósito desse estudo é uma leitura do conto The Company of Wolves, tendo em vista a representação feminina nesse texto que parece traçar uma alegoria da condição feminina no patriarcado.

Biografia do Autor

Larissa Caroline Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada do curso de Letras - Licenciatura Plena em Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2014. Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Estudos Literários do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua na área de Literatura com ênfase em Literatura, Memória e Identidades.

Downloads

Publicado

11-07-2016

Como Citar

RIBEIRO, Larissa Caroline. A IDENTIDADE FEMININA EM “THE COMPANY OF WOLVES”: UM ESTUDO DE GÊNERO. Trem de Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 69–81, 2016. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/450. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários