Editorial

Autores

  • Aderlande Pereira Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Geraldo José Rodrigues Liska Universidade Federal de Alfenas/Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil
  • Lourival José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Rosângela Rodrigues Borges Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

BNCC. Formação docente. Ensino.

Resumo

A Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, além de definir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Inserida na forma de anexo da resolução, a BNC-Formação está estruturada em dois campos: competências gerais e competências específicas (conhecimento, prática e engajamento profissionais). 

Considerando que o texto legal define o prazo de até dois ou três anos para que as instituições de ensino superior façam as adequações nos projetos pedagógicos de cursos de formação inicial de professores procurando alinhar-se à BNCC e à BNC-formação, propomos a organização deste Dossiê objetivando contribuir com a discussão do tema e para o trabalho de Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de formação docente  inicial. 

Interessam-nos artigos, relatos de experiência, squibs e ensaios que versem sobre:

a) BNCC e currículo na Educação Básica e em Cursos de formação de professores; 

b) BNC-formação, alfabetização e o ensino de língua(gens) e/ou literatura;

c) BNCC e Metodologias para o ensino de língua(gens) e /ou literatura ;

d) BNC-formação, alfabetização e formação docente;

d) BNCC e teorias e práticas no processo de formação docente;

e) BNCC, BNF-formação e o ensino de gêneros e

f) BNCC e BNC-formação: reflexões para a reestruturação de projetos pedagógicos de cursos de formação docente.

Biografia do Autor

Aderlande Pereira Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Possui pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2022, 2015, 2005), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília (1992) e graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (1985). Atualmente é professor associado e docente permanente do PPG em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, especialmente com os seguintes temas: descrição e ensino do léxico; neologismos, lexicografia pedagógica, rotulação ou marcas de uso, expressão idiomática, linguagem publicitária, metalinguagem natural e tradução intradiscursiva.

Geraldo José Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas/Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Doutor com Residência Pós-doutoral em Estudos Linguísticos (Bolsa PNPD/CAPES) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Letras, em Pedagogia e em Jogos Digitais. Tem experiência nas áreas de Linguística e de Ensino de Língua, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica e Estilística. Interesse em pesquisas sobre formação de professores e sobre palavras e sentidos (com viés cultural e cognitivo), incluindo dicionários, jogos digitais, livros didáticos, propostas curriculares e documentos legislativos e/ou norteadores, elaboração de itens para exames e seleções, histórias em quadrinhos e demais materiais que podem envolver estudos do léxico e tecnologias.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professor Titular de Alfabetização e Produção Textual na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 na área de Planejamento e Avaliação Educacional. Docente nos cursos de graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação. Coordenador da Linha de Pesquisa Alfabetização e Políticas Curriculares no Laboratório e Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE/Udesc/CNPq). Editor-chefe da Revista Linhas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Udesc). Licenciado em Pedagogia pela Udesc (1996), licenciado em Letras pelo Centro Universitário UniFael (2022), especialista em Alfabetização pela Udesc (1999), mestre em Educação e Cultura pela Udesc (2001), doutor em Teologia pela Faculdades EST/RS (2009). Estágio pós-doutoral na Escola de Educação e Humanidades da PUC/PR (2012). Experiência na docência e coordenação pedagógica da Educação Básica, atuando, de 1989 a 1999, como professor de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Laguna/SC, professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Estadual de Ensino de São José/SC, professor alfabetizador na Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de São José/SC e na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, professor de Educação Especial na Fundação Catarinense de Educação Especial, professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino em São José/SC, orientador educacional na Rede Municipal de Ensino de Palhoça/SC e na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Experiência na gestão pública da Educação Básica de 1995 a 2023, quando foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis/SC, diretor de Unidade Educativa de Educação Básica e coordenador de Alfabetização de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Experiência profissional em ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, desde 1999, atuando como coordenador de curso de Licenciatura em Pedagogia, chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, coordenador de estágio, diretor de ensino de graduação, coordenador de comissão setorial de avaliação institucional, coordenador de pós-graduação, coordenador do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão TEIA - Trabalho Integrado em Alfabetização e Formação Docente, coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica e coordenador de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Atuou como assessor para elaboração de Planos Municipais de Educação, consultor de Propostas Curriculares de diversas regiões de Santa Catarina, no campo da Alfabetização, e consultor para elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos de unidades escolares da Grande Florianópolis/SC. Foi presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) e Articulador do Fórum Catarinense de Alfabetização, de 2020 a 2023. Coordena e participa de projetos de pesquisa no Brasil e entre países da América Latina, África e Europa, com foco em Alfabetização e as Interfaces com a Formação Docente, Políticas, Programas e Propostas Curriculares.

Rosângela Rodrigues Borges, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) na USP. Atualmente é professora no Curso de Letras e no Mestrado em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, gêneros do discurso acadêmicos e oficiais, ensino de língua e tecnologias.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

18-08-2022

Como Citar

FERRAZ, Aderlande Pereira; LISKA, Geraldo José Rodrigues; MARTINS FILHO , Lourival José; BORGES, Rosângela Rodrigues. Editorial. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022000, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/2188. Acesso em: 22 dez. 2024.