Editorial
Resumo
A Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, além de definir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Inserida na forma de anexo da resolução, a BNC-Formação está estruturada em dois campos: competências gerais e competências específicas (conhecimento, prática e engajamento profissionais).
Considerando que o texto legal define o prazo de até dois ou três anos para que as instituições de ensino superior façam as adequações nos projetos pedagógicos de cursos de formação inicial de professores procurando alinhar-se à BNCC e à BNC-formação, propomos a organização deste Dossiê objetivando contribuir com a discussão do tema e para o trabalho de Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de formação docente inicial.
Interessam-nos artigos, relatos de experiência, squibs e ensaios que versem sobre:
a) BNCC e currículo na Educação Básica e em Cursos de formação de professores;
b) BNC-formação, alfabetização e o ensino de língua(gens) e/ou literatura;
c) BNCC e Metodologias para o ensino de língua(gens) e /ou literatura ;
d) BNC-formação, alfabetização e formação docente;
d) BNCC e teorias e práticas no processo de formação docente;
e) BNCC, BNF-formação e o ensino de gêneros e
f) BNCC e BNC-formação: reflexões para a reestruturação de projetos pedagógicos de cursos de formação docente.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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