Os estudos funcionalistas no Brasil

Entrevista com o professor Ivo da Costa do Rosário

Autores

  • Quezia dos Santos Lopes Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cassiano Luiz do Carmo Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Ivo da Costa do Rosário Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Funcionalismo. A pesquisa funcionalista.

Resumo

Nesta entrevista, o professor e pesquisador Ivo da Costa do Rosário, um dos importantes nomes brasileiros dos estudos na linha funcionalista, narra um pouco da sua trajetória profissional, da sua experiência nessa área de investigação, e comenta algumas características das pesquisas realizadas no Brasil dentro da Linguística Funcional Centrada no Uso. Ao longo desta conversa, o entrevistado responde sobre as especificidades e aplicações desses estudos, sinalizando os avanços experimentados na área nos últimos anos.

Biografia do Autor

Quezia dos Santos Lopes Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Brasil), com bolsa sanduíche no exterior, concedida pelo programa Capes/DGPU, de 2016 a 2017, para cursar parte do doutorado na USC (Universidade de Santiago de Compostela-Espanha). Mestre em Linguística pela UFRJ e graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Letras (Português/ Literaturas) pela mesma universidade. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, na área de linguística, de 2008 a 2010, e bolsista de Pós-graduação em Linguística pela CAPES no mestrado (2011-2012-Capes/DS) e no doutorado Sanduíche (2016-2017-Capes/DGPU). Desenvolveu, nesse período, pesquisas na área de Linguística com interesse especial pelos temas de concordância verbal, língua e sociedade, processos de variação e mudança linguísticas e aspectos verbais do português. Foi investigadora visitante no Instituto de língua galega, durante o doutorado sanduíche, atuando no projeto "Gallego y portugués brasileiro: historia, variación y cambio"-USC/ILG. Também integrou, como voluntária (de 2007 a 2008), o projeto de pesquisa sobre letramento social e escolar em jovens e adultos vinculado ao PEUL/UFRJ. Possui experiência como professora da educação básica e superior, nas redes pública e privada, e como consultora pedagógica de exames nacionais de larga escala. Atualmente é professora de Linguística da UERJ, integra o grupo de pesquisa do NEPSOL-UFRR e coordena três projetos pela UERJ, dois de Extensão e outro de Iniciação à Docência, nas áreas de Neurociência da linguagem e educação e (socio)linguística e ensino.

Cassiano Luiz do Carmo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

É doutor em Linguística pela UFRJ e membro da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Atualmente é professor EBTT do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), atuando no ensino médio e na pós-graduação (estudos linguísticos e literários - ELLit). Durante o mestrado, foi bolsista do CNPq. Tem vasta experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ensino de Línguas. Atuou como professor assistente na University of Texas-Pan American, nos Estados Unidos. Possui interesse nos temas: vinculação de orações (hipotáticas adverbiais), linguística funcional baseada no uso e, atualmente, na relação entre psicologia e linguística.

Ivo da Costa do Rosário , Universidade Federal Fluminense

É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu pós-doutorado em Estudos de Linguagem (UFRN). Atualmente é professor associado de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, atuando como vice-coordenador (2018-2022), docente e orientador no mestrado e doutorado. Foi coordenador do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Letras e Literatura), no biênio 2019-2021. É líder do CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações) e membro do grupo D & G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática), ambos na UFF. É avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ligado ao INEP. É perito judicial cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nas áreas de Língua Portuguesa e Educação. É Jovem Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (vigência 2019-2021). É membro da comissão científica da área de Sintaxe da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de cláusulas e conectivos.

Referências

BYBEE, Joan. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press. 2010.

CEZARIO, Maria Maura; CUNHA, Maria Angélica Furtado. (Org.) Linguística Centrada no Uso: uma homenagem a Mário Martelotta. Rio de Janeiro; Mauad x Faperj, 2013.

CUNHA, Maria Angélica Furtado da Cunha; OLIVEIRA, Mariângela Rios; MARTELOTTA, Mário Eduardo. Linguística Funcional: teoria e prática, Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

CUNHA LACERDA, Patrícia Fabiane Amaral. O papel do método misto na análise de processos de mudança em abordagem construcional: reflexões e propostas. Linguística, v. 12, p. 83-101, 2016.

MARTELOTTA, Mário. Funcionalismo e metodologia quantitativa. In: OLIVEIRA, Mariângela Rios de; ROSÁRIO, Ivo da Costa (Org.). Pesquisa em Linguística Funcional: convergências e divergências. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial, 2009, p. 1-20.

OLIVEIRA, Mariângela Rios; ROSÁRIO, Ivo da Costa (Org.) Linguística Centrada no Uso: teoria e método. Rio de Janeiro: Lamparina x Faperj, 2015.

TRAUGOTT, Elizabeth C.; TROUSDALE, Graeme. Constructionalization and constructional changes. Oxford: Oxford University Press, 2013.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

OLIVEIRA , Quezia dos Santos Lopes; SANTOS , Cassiano Luiz do Carmo; ROSÁRIO , Ivo da Costa do. Os estudos funcionalistas no Brasil: Entrevista com o professor Ivo da Costa do Rosário. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021008, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1781. Acesso em: 29 abr. 2024.