Comunidade dos Gomes: notícia sociolinguística do falar de uma comunidade típica na região de Juruaia/MG
Palavras-chave:
Expressões idiomáticas. Marcas identitárias na linguagem. Falar regional sul-mineiro. Falares crioulos.Resumo
A região do Sul de Minas Gerais carrega, em sua história, marcas expressivas de peculiaridades linguísticas. Tais marcas estiveram e ainda estão presentes nas mais diversas relações sociais dessa região. A questão que aqui levantamos é a possibilidade de esquecimento dessas marcas identitárias constituintes em muitas comunidades, como a Comunidade dos Gomes, localizada no município de Juruaia/MG, comunidade esta que é objeto deste trabalho e na qual parece haver indícios de um falar crioulo. Como proposta básica da pesquisa, procura-se fazer o registro preliminar desse povo, um grupo populoso e ainda muito fiel às heranças linguísticas recebidas de seus antepassados, a título de notícia sociolinguística inicial, visando a estudos mais profundos posteriormente. Documentamos não apenas algumas expressões, mas também a história do povoado, registrando fatos que são importantes na formação do grupo de falantes.
Referências
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é e como se faz. São Paulo: Parábola, 2014.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
FERRAREZI Jr., Celso. “Quando só se para andando”. In: Práticas Discursivas da Amazônia. 2013: 02, pp. 13-30.
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/juruaia.pdf: Acessado em 03/03/2017 às 17:45.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Editora Ática, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.