A problematização da história em romances pós-modernos: vozes marginais em “Ardente Paciência” e “Dias e Dias”

Autores

  • Jozieli Camila Cardenal Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP
  • Wellington Fioruci Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Literatura, Pós-modernismo, Marginalização, América Latina

Resumo

A partir da presente análise comparatista, apontaremos os principais aspectos literários que caracterizam os romances “Ardente Paciência” (1985), do chileno Antonio Skármeta, e “Dias e Dias” (2002), da brasileira Ana Miranda. São obras pós-modernas que dialogam a um só tempo com a história da América Latina e com a sua tradição literária, uma vez que revisitam importantes momentos da memória de Brasil e Chile. Ao associarem ficção e realidade, por meio dos   Pablo Neruda e Antonio Gonçalves Dias, os autores deram voz a grupos marginalizados e redimensionaram o passado literário das suas nações, explorando o caráter social, político e contestatório inerente à Literatura. Assim, este artigo traz duas perspectivas marginalizadas: os personagens Feliciana (Dias e Dias) e Mario (Ardente Paciência).  

 

Biografia do Autor

Jozieli Camila Cardenal , Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP

Jornalista, professora e doutoranda em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Estuda a construção social de gênero enquanto fenômeno sócio-histórico. Propõe uma cartografia etnográfica sustentada pela perspectiva decolonial associada às categorias de desenvolvimento, pioneirismo e gênero. Investiga a contribuição da mulher pioneira e migrante no desenvolvimento local. Possui mestrado em Desenvolvimento Regional (UTFPR, 2018), cuja dissertação associa estudos da linguística à concepção do espaço público urbano, demonstrando a materialidade de discursos na construção social de enunciados. Para tanto, baseia-se na teoria da análise dialógica do discurso de Mikhail Bakhtin. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Pato Branco - FADEP (2010). Possui pós-graduação em História, Arte e Cultura, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013). Na graduação e na especialização, desenvolveu estudos sobre a manifestação da contracultura em mídias alternativas. Possui, ainda, pós-graduação em Docência no Ensino Superior (FADEP, 2018). Professora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Membro da Comissão de Pesquisa e responsável titular pela área de Ciências Sociais Aplicadas. Docente no curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda. Leciona disciplinas de processo criativo, semiótica aplicada, cultura brasileira, história da comunicação, cibercultura, linguagem para web, relações públicas e trabalho de conclusão de curso. Docente responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM-UNIDEP) e membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional (CEPAD-UTFPR).

Wellington Fioruci , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui doutorado (2007) em Letras pela UNESP-Assis na área de Literatura Comparada. Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFRGS (2015), com projeto sobre Literatura e Cinema. É professor de literatura no curso de Letras e participa do Programa de Pós-graduação em Letras da UTFPR câmpus Pato Branco, atuando na linha de estudos Literatura, Sociedade e Interartes. Faz parte do Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas da UNESP, câmpus de Assis, e do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) da Universidade do Minho (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisa GELCON da UTFPR câmpus Pato Branco. Organizou os volumes Vestígios de memória: diálogos entre literatura e história (2012) e Correspondências: literatura e cinema (2015), ambos pela editora CRV, Confluências transatlânticas: narrativa contemporânea ibérica e ibero-americana (2021), pela editora Mercado de Letras, e Literaturas em comparação: estudos da tradução e interartes (2021), pela Pontes editores.

Referências

ANDERSON, Perry. Trajetos de uma forma literária. Tradução de Milton Ohata. Revista Novos Estudos, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Março de 2007, nº 77.

BOTOSO, Altamir. Pós-modernidade e literatura na América Latina. Revista Travessias, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), v. 5, n. 1, 2011.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo. Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.

COUTINHO, Eduardo F. Literatura comparada na América Latina: ensaios. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

MIRANDA, Ana. Dias e Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: ______. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

SANTOS, Boaventura de Souza. Do pós-moderno ao pós-colonial: além de um e de outro. Conferência de abertura do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, setembro de 2004.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

SKÁRMETA, Antonio. Ardente Paciência. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

SKÁRMETA, Antonio. Ardente Paciência. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

CARDENAL , Jozieli Camila; FIORUCI , Wellington. A problematização da história em romances pós-modernos: vozes marginais em “Ardente Paciência” e “Dias e Dias”. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e021008, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1548. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários