A problematização da história em romances pós-modernos: vozes marginais em “Ardente Paciência” e “Dias e Dias”
Palavras-chave:
Literatura, Pós-modernismo, Marginalização, América LatinaResumo
A partir da presente análise comparatista, apontaremos os principais aspectos literários que caracterizam os romances “Ardente Paciência” (1985), do chileno Antonio Skármeta, e “Dias e Dias” (2002), da brasileira Ana Miranda. São obras pós-modernas que dialogam a um só tempo com a história da América Latina e com a sua tradição literária, uma vez que revisitam importantes momentos da memória de Brasil e Chile. Ao associarem ficção e realidade, por meio dos Pablo Neruda e Antonio Gonçalves Dias, os autores deram voz a grupos marginalizados e redimensionaram o passado literário das suas nações, explorando o caráter social, político e contestatório inerente à Literatura. Assim, este artigo traz duas perspectivas marginalizadas: os personagens Feliciana (Dias e Dias) e Mario (Ardente Paciência).
Referências
ANDERSON, Perry. Trajetos de uma forma literária. Tradução de Milton Ohata. Revista Novos Estudos, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Março de 2007, nº 77.
BOTOSO, Altamir. Pós-modernidade e literatura na América Latina. Revista Travessias, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), v. 5, n. 1, 2011.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo. Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000.
COUTINHO, Eduardo F. Literatura comparada na América Latina: ensaios. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
MIRANDA, Ana. Dias e Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: ______. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SANTOS, Boaventura de Souza. Do pós-moderno ao pós-colonial: além de um e de outro. Conferência de abertura do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, setembro de 2004.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
SKÁRMETA, Antonio. Ardente Paciência. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
SKÁRMETA, Antonio. Ardente Paciência. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.