A importância do domínio das áreas de sintaxe e semântica para o campo da revisão textual

Autores

  • Thamara Santos dos Reis Universidade Federal de Alfenas
  • Celso Ferrarezi Jr Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Revisão textual. Revisor textual: profissão. Revisor textual: formação. Sintaxe Funcional. Semântica Cultural.

Resumo

O presente artigo aborda “A importância do domínio das áreas de Sintaxe e Semântica para o Campo da Revisão Textual”, tendo como principal objetivo contribuir para os estudos em Revisão de Texto, em interface com as áreas da Semântica e Sintaxe, haja vista a incipiência de bibliografia especializada com este enfoque. A proposta é verificar a importância dos campos da Sintaxe Funcional e da Semântica Cultural para o trabalho do revisor textual, isso com metodologia baseada em pesquisa bibliográfica. A esfera da revisão de textos demanda um profundo estudo a respeito da área de atuação em que o profissional desempenhará seu trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que a revisão textual exige muito mais do que conhecimento da gramática normativa para seu exercício. Porém, a formação do profissional revisor, em seus diversos setores/lugares de atividade, ainda não é satisfatória no Brasil, o que exigiria não apenas a criação de matérias específicas nos cursos de Letras, mas de cursos específicos de revisão textual em nível superior, além, é claro, da consequente legalização do exercício profissional de revisor textual.

Biografia do Autor

Thamara Santos dos Reis, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Durante a graduação, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Além disso, foi integrante do Grupo de Estudos sobre Semiótica Peirceana da UNIFAL-MG, projeto de extensão desenvolvido na universidade sob coordenação do professor Ronaldo Auad Moreira.

Celso Ferrarezi Jr, Universidade Federal de Alfenas

É formado em Letras Português-Inglês pela UNIR (1989), mestre em Linguística-Semântica pela Unicamp (1997), doutor em Linguística-Semântica pela UNIR (1998), pós-doutor em Semântica pela Unicamp (2005) e em Linguística de Corpus pela UFMG (2016). Atualmente é professor titular nos cursos de Letras e Letras-Português e Literaturas da Língua Portuguesa e no Mestrado em Educação da Unifal-MG. É líder do grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, em funcionamento desde 2013. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, tendo idealizado e desenvolvido a Semântica de Contextos e Cenários, uma vertente de estudos semânticos com enfoque cultural. Atua principalmente com pesquisas semânticas, Linguística aplicada à educação (de forma especial em processos de significação e ressignificação em ambiente escolar), alfabetização e teorias linguísticas.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. 3 ed. rev., atual. e ampl. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2021.
FERRAREZI JUNIOR, C.. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2018. v. 2000. 128 p.
FERRAREZI JUNIOR, C.. Introdução. In: Celso Ferrarezi Junior, Renato Miguel Basso. (Org.). Semântica, Semânticas: uma introdução. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2013, v. 1, p. 13-17.
FERRAREZI JUNIOR, C.. Semântica Cultural. In: Celso Ferrarezi Junior, Renato Miguel Basso. (Org.). Semântica, Semânticas: uma introdução. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2013, v. 1, p. 71-88.
FERRAREZI JUNIOR, C.. Sintaxe para a Educação Básica: com sugestões didáticas, exercícios e respostas. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012. v. 3000. 176 p.
GUEDES, Leticia F., Revisão De Textos: Conceituação, o papel do Revisor Textual e Perspectivas do Profissional do Texto, 2013. Disponível em: <https://bdm.unb.br/handle/10483/7265>. Acesso em: 27 de fev. de 2021.
MOURÃO, E. (2010). A hipercorreção na escrita formal: dilemas do revisor de textos. Scripta, 14(26), 163-178. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4358>. Acesso em: 27 de fev. de 2021.
OTHERO; KENEDY. Introdução. In: Gabriel de Ávila Othero, Eduardo Kenedy. (Org.). Sintaxe, sintaxes: uma introdução. 1ed. São Paulo: Contexto, 2015, v. 1, p. 9-10.
RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito: (in)distinções entre as atividades do editor de texto e do revisor de provas na produção de livros. 2007(?). Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/R0011-1.pdf>. Acesso em: 27 de fev. de 2021.
ROCHA, Harrison da. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. 2012. xi, 246 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
ROSÁRIO. Sintaxe Funcional. In: Gabriel de Ávila Othero; Eduardo Kenedy. (Org.). Sintaxe, Sintaxes: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015, v. 1, p. 143-162.
SALGADO, L. Ritos genéticos editoriais uma abordagem discursiva da edição de textos. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 57, p. 253-276, 31 dez. 2013. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76289>. Acesso em: 27 de fev. de 2021.

Downloads

Publicado

03-03-2021

Como Citar

REIS , Thamara Santos dos; FERRAREZI JR , Celso. A importância do domínio das áreas de sintaxe e semântica para o campo da revisão textual. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021008, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1428. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos