School bullying: a case analysis through statistics
Keywords:
Violence, Teenager, School, Chi-Square;, IndependenceAbstract
Bullying pode ser definido como todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executada dentro de uma relação desigual de poder. Tal prática costuma ocorrer, com mais frequência, durante a adolescência, período de desenvolvimento da personalidade e caráter do indivíduo e é na escola onde isso é mais perceptível. O trabalho teve como objetivo utilizar a estatística com alunos das séries finais do Ensino Fundamental, identificando o perfil dos adolescentes quanto às variáveis sociodemográficas, aos arranjos familiares e à presença do bullying, as relações sociais e os impactos causados pela violência. Responderam a um questionário 246 alunos de uma escola pública no Município de Corumbá (MS), divididos em turmas do sexto ao nono ano. O questionário aplicado foi elaborado com questões objetivas com a intenção de obter informações para que pudesse traçar o perfil dos alunos da escola, e outra parte sobre o bullying. Para verificar a relação entre as variáveis foi utilizado o teste não paramétrico Qui-Quadrado. O resultado da pesquisa mostra que a preocupação da equipe pedagógica não faz sentido quando acreditam que os fatores para tanta agressividade sejam ocasionados pela composição e renda familiar. Já um ponto positivo é que alunos que estão sujeitos a serem vítimas de bullying se sentem a vontade de delatar isso aos responsáveis pela escola, o que traz um pouco de segurança.
References
ABRAPIA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - Programa de Redução de Comportamento Agressivo entre Estudantes. 2000.
ALVES, R. A forma escolar da tortura. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo, 2005.
BRASIL-MEC. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática (5a a 8a séries e Ensino Médio). Brasília MEC/SEF, 1998.
CALLEGARI-JACQUES, S. M. Bioestatística: Princípios e Aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FANTE, C.; PEDRA, J. A.. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LOPES, N. A. A. L. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J. Pediatr., Rio de Janeiro, v.81, n.5, 2005.
MELO, S. A.; SARDINHA, M. O. Jogos no ensino aprendizagem de matemática: uma estratégia para aulas mais dinâmicas. Revista F@pciência, Apucarana, v. 4, n. 2, p. 5-15, 2009.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2017. URL http://www.R-project.org/.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, LTC. 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).