Bullying escolar: uma análise de caso por meio da estatística

  • Marilene Vale dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Marina Rodrigues Maestre Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Palavras-chave: Violência, Adolescente, Escola, Qui-Quadrado, Independência

Resumo

Bullying pode ser definido como todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executada dentro de uma relação desigual de poder. Tal prática costuma ocorrer, com mais frequência, durante a adolescência, período de desenvolvimento da personalidade e caráter do indivíduo e é na escola onde isso é mais perceptível. O trabalho teve como objetivo utilizar a estatística com alunos das séries finais do Ensino Fundamental, identificando o perfil dos adolescentes quanto às variáveis sociodemográficas, aos arranjos familiares e à presença do bullying, as relações sociais e os impactos causados pela violência. Responderam a um questionário 246 alunos de uma escola pública no Município de Corumbá (MS), divididos em turmas do sexto ao nono ano. O questionário aplicado foi elaborado com questões objetivas com a intenção de obter informações para que pudesse traçar o perfil dos alunos da escola, e outra parte sobre o bullying. Para verificar a relação entre as variáveis foi utilizado o teste não paramétrico Qui-Quadrado. O resultado da pesquisa mostra que a preocupação da equipe pedagógica não faz sentido quando acreditam que os fatores para tanta agressividade sejam ocasionados pela composição e renda familiar. Já um ponto positivo é que alunos que estão sujeitos a serem vítimas de bullying se sentem a vontade de delatar isso aos responsáveis pela escola, o que traz um pouco de segurança.

Biografia do Autor

Marilene Vale dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Mestre em Matemática - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Dourados)

Marina Rodrigues Maestre, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutora em Ciências com área de concentração em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) - Universidade de São Paulo (USP).

Professora Adjunta - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Campus sede (Dourados)

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Publicado
29-07-2019