Aplicações de Estruturas Algébricas na Conexão entre Sistemas de Comunicação Padrão e Genética

  • Bruna Pires Rocha Universidade Federal de Alfenas
  • Anderson José de Oliveira Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: Código genético, extensões de Galois, modelos de comunicação, analogias.

Resumo

Um dos grandes desafios para a comunidade científica é analisar a existência de uma estrutura matemática relacionada com o DNA e com um sistema de comunicação. Este artigo tem como objetivo identificar a aplicação de estruturas algébricas na conexão entre os dogmas centrais da teoria de comunicações e da biologia molecular. Tendo em vista o objetivo traçado, foi necessário um conhecimento prévio de biologia celular e molecular, bem como conceitos de álgebra abstrata e sistemas de comunicação, para a associação algébrica do código genético e um sistema de comunicação. Neste estudo, foram analisados os modelos de sistemas de comunicação genética propostos por Gatlin (1972), May et al. (2004), Rocha e Palazzo Júnior (2010) e Faria e Palazzo Júnior (2011). Por meio dessa associação, percebe-se uma interessante conexão entre elementos biológicos (código genético), engenharia (constelação de sinais em um processo de transmissão de informação) e elementos de álgebra (extensão de Galois (GF(2)^6) . Os resultados apresentados neste trabalho contribuem em uma área de pesquisa em franca expansão, fazendo com que a biologia se torne uma ciência fundamentada teoricamente em conceitos matemáticos.

Referências

ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BATTAIL, G. An Outline of Informational Genetics. Morgan e Claypool Publishers, 2008.

DOMINGUES, H. H.; IEZZI, G. Álgebra Moderna. 4. ed. São Paulo: Atual, 2003.

FARIA, L. C. B.; PALAZZO JÚNIOR, R. Existências de Códigos Corretores de Erros e Protocolos de Comunicação em Sequências de DNA. 2011. 147 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2011.

GARCIA, A.; LEQUAIN, Y. Elementos de álgebra. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2010.

GATLIN, L. L. I. Information Theory and the Living System. Columbia University Press, New York, NY, 1972.

GONÇALVES, A. Introdução à álgebra. Projeto Euclides, 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2009.

LIN, S.; COSTELO JR, D. J. Error Control Coding: Fundamentals and Applications. Englewood Clisffs: Prentice Hall, 1983.

MAY, E. E. Towards a Biological Coding Theory Discipline. Review New Thesis, v.1, n.1, p. 19-38, 2004.

MAY, et al. An error-correcting code framework for genetic sequence analysis. Journal of The Franklin Institute, v.341, n.23, p.89-109, 2004.

OLIVEIRA, A. J.; PALLAZO JÚNIOR, R. Análise Algébrica dos Rotulamentos Associados ao Mapeamento do Código Genético. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2012.

PAMPHILE, J. A. (Org.), VICENTINI, V. E. P. (Org.). Genética. Maringá: EDUEM, 2011.

ROCHA, A. S. L., PALAZZO JÚNIOR, R., SILVA-FILHO, M.C. Modelo de sistema de comunicações digital para o mecanismo de importação de proteínas mitocondriais através de códigos corretores de erros. 2010. 155 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2010.

SHANNON, C. E.; A mathematical theory of communication. The Bell System Technical Journal, v.27, p. 379-423, 1948.

Publicado
13-09-2017