Aplicação de um teste bootstrap paramétrico para o índice de qualidade sensorial de berinjela minimamente processada
Resumo
Na ciência dos alimentos, um dos campos mais importantes é a análise sensorial, onde avalia o produto e contribui para a determinação da sua qualidade e aceitação. Um ponto importante nesse campo é o estudo da vida de prateleira, pois a qualidade de um produto alimentício pode ser alterada ao decorrer do tempo. Imm, Lee e Lee (2011) propuseram um Índice de Qualidade Sensorial $(IQS)$ para indicar o comportamento da qualidade sensorial de um produto alimentício ao longo do tempo, de acordo com a reação do consumidor. Devido ao fato do $IQS$ fornecer apenas uma estimativa pontual, sem realizar um teste de hipóteses de inte\-res\-se com uma significância previamente estabelecida, Bastos (2013) propôs um teste {\it bootstrap} paramétrico ($BP$) para o $IQS$, tornando-o uma ferramenta melhor. O objetivo desse trabalho é apresentar o funcionamento do teste $BP$ na seção dos métodos, estudar dados de berinjelas, aplicando esse teste neles. Foi utilizado o software R (R CORE TEAM, 2014) para aplicação do teste e re\-pre\-sentação gráfica. O funcionamento do teste $BP$ foi apresentado em detalhes e aplicado nos dados de berinjela, informando que a qualidade sensorial das berinjelas avaliadas diminuiu, ao nível de 5\% de significância. Portanto, os consumidores dificilmente ficarão satisfeitos com esse alimento no fim da vida de prateleira.
Publicado
22-01-2015
Seção
Full papers
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).