Controle Estatístico de Processos aplicado à linha de congelamento industrial rápido de uma agroindústria bovina da região central do Rio Grande do Sul
Abstract
A competitividade existente no mercado impulsiona as indústrias para uma otimização constante de seus processos produtivos. As empresas, frequentemente adotam técnicas e ferramentas que auxiliam na busca por qualidade, como por exemplo o Controle Estatístico de Processos (CEP). O presente trabalho teve como objetivo aplicar o CEP à tecnologia de congelamento industrial rápido de uma agroindústria bovina do Rio Grande do Sul, com o auxílio de ferramentas estatísticas. A finalidade foi acompanhar o processo de embalagem dos cortes, evitar gastos desnecessários e auxiliar na lucratividade. Refere-se a uma pesquisa aplicada e quantitativa. O acompanhamento in loco ocorreu no período de dezembro de 2019 a outubro de 2020. Construiu-se uma folha de verificação que possibilitou o levantamento dos dados para o estudo. Para identificação do principal gargalo produtivo construiu-se um gráfico de Pareto, o qual constatou que o zip, utilizado para abrir e fechar as embalagens, fora de posição foi o maior responsável pelas quebras (30,5%) de filme, ou seja, pelo desperdício de embalagem e atrasos de produção. Visando minimizar o percentual de quebras, construíram-se gráficos de controle para medidas individuais e amplitude, com os quais foi possível verificar que após ajustes na principal causa de o sistema não estar operando de forma adequada o processo passou a operar sob controle estatístico. Comprovou-se que a utilização de ferramentas da qualidade na linha de produção permitiu reduzir custos, obter a previsibilidade do processo e contribuir para padronização dos produtos.
References
ADAMY, A. P. D. A. et al. O uso do controle estatístico de processo como forma de garantia de qualidade para o cliente: Aplicação em uma indústria metalomecânica. Revista Espacios, v. 38, n. 3, 2017.
ARAGÃO, A., CONTINI, E. O agro no Brasil e no mundo: Uma síntese do período de 2000 a 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/10180/62618376/O+AGRO+NO+BRASIL+E+NO+MUNDO.pdf/41e20155-5cd9-f4ad-7119-945e147396cb.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. Atlas, São Paulo, 3 ed., 2016.
COELHO, F. P. D. S., SILVA, A. M. D., MANIÇOBA, R. F. Aplicação das ferramentas da qualidade: Estudo de caso em pequena empresa de pintura. REFAS, v.3, n. 1, 2016.
FERREIRA, E. B., JUNIOR, L. E., MILITANI, M. V. B. Controle Estatístico de Processo no resfriamento de aves: Um estudo de caso. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 9, n. 2, 2011, p. 119-128. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315084123_CONTROLE_ESTATISTICO_DE_PROCESSO_NO_RESFRIAMENTO_DE_AVES_UM_ESTUDO_DE_CASO.
GERHARDT, T. E., SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Editora da UFRGS, Porto Alegre, 2009. URL http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf.
GONÇALVES, L. D. S. Aplicação do método PDCA para melhoria no processo produtivo: Estudo de caso em um frigorífico de frango de corte. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
MAICZUK, J., ANDRADE JÚNIOR, P. P. Aplicação de ferramentas de melhoria de qualidade e produtividade nos processos produtivos: Um estudo de caso. Qualitas Revista Eletrônica, v. 14, n. 1, 2013.
MITRA, A. Fundamental of quality control andimprovement. John Wiley & Sons,Inc.,Hoboken, New Jersey. 4 ed. 2016.
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. LTC, Rio de Janeiro, 4 ed., 2013.
SANTOS, C. E. S. et al. Anuário brasileiro da pecuária 2018: ANUALPEC. Editora Gazeta Santa Cruz, Santa Cruz do Sul. 2018. 56 p.
SILVA, B. D. P., JOSÉ, S. S. D. S., ARAÚJO, E. A. Ferramentas da qualidade: Estudo de caso em indústria de calçados. Revista EduFatec: Educação, tecnologia e gestão, v. 1, n. 2, 2018, p. 1-17.
SILVA, C. A. C. Análise de perdas na produção de doces através do controle estatístico do processo. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Campina Grande. Sumé, PB. 2019.
SILVA, R. H. T., SOUSA, S. M. R. Utilização de gráficos de controle de medidas individuais para análise da manutenção de extintores com carga de água. Revista de tecnologia aplicada, v.4, n.1, jan-abr 2015, p.03-40.
SOUZA NETO, R. M. D. et al. Aplicação das sete ferramentas da qualidade em uma fábrica de blocos standard de gesso. In: XXXVII Encontro nacional de engenharia de produção, Joinville, SC, Brasil, 2017.
TAKAHASHI, F. H., CASSOLI, L. D., ZAMPAR, A., MACHADO, P. F. Variação e monitoramento da qualidade do leite através do controle estatístico de processos. Ci. Anim. Bras., Goiânia, v. 13, n.1, 2012, p. 99-107.
ZANINI, R. R. et al. A utilização dos gráficos de controle para acompanhamento de processos de vigilância. Revista Espacios, v. 37, n. 27, 2016, p. 5-26. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n27/16372705.html.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).