Popularidade de Donald Trump e Barack Obama no Twitter: um estudo de caso via análise de cluster
Abstract
O avanço da tecnologia e da internet nos últimos anos levou a um aumento massivo no uso das redes sociais. Somente o Twitter de 2019 a 2020 viu seu número de usuários crescer mais de 20%, o que trouxe um aumento significativo no número de publicações. Essas mensagens postadas no Twitter são chamadas de tuítes e têm uma métrica de engajamento medidas por: curtidas, retuítes e respostas. Logo, este artigo busca realizar uma análise de agrupamento dos tuítes dos ex-presidentes: Barack Obama e Donald Trump, com base nas "proporções" entre as métricas: curtidas, respostas e retuítes. Os tuítes dos ex-presidentes foram agrupados em dois e três grupos, usando os algoritmos K-Means e Fuzzy C-Means e comparados com as médias das proporções. De acordo com a análise do K-Means, os resultados dos tuítes de Barack Obama mostraram um grupo com um valor médio alto para a relação retuíte/curtida. No entanto, esses resultados não foram encontrados na análise com Fuzzy C-Means. No agrupamento com os tuítes de Donald Trump, um grupo apresentou uma alta proporção de respostas/retuítes em ambas as análises. Os resultados do algoritmo K-Means são promissores por agrupar tuítes com características populares para a conta de Barack Obama e tuítes polêmicos para as publicações de Donald Trump. Os resultados do algoritmo Fuzzy C-Means diferiram dos resultados do K-Means para os tuítes de Barack Obama. No entanto, para os tuítes de Trump, os dois algoritmos mostraram alta similaridade nos resultados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).